Câmara Municipal de São Paulo Cresce a participação em programa de visita monitorada da Câmara

 DA REDAÇÃO

O Programa Permanente de Visitação da Edilidade Paulistana – a Câmara Municipal de São Paulo – tem apresentado crescimento significativo de visitantes. Em 2016 a equipe de Eventos da Câmara recebeu mais de mil munícipes interessados em conhecer as dependências e funcionalidades da maior Casa Legislativa do país, depois que abriu um horário alternativo de visitas. 

Regulamentado pelo Ato nº 926/2006, o programa destina-se estudantes das escolas públicas ou privadas, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior e também grupos de terceira idade e entidades de classe, sempre às 14h.

Durante a visita são apresentados o acervo histórico e cultural do Palácio Anchieta, bem como as dependências e funcionalidades do Poder Legislativo paulistano. Como explicou o coordenador do programa de visitação, Paulo Ildefonso H. H. de Paula, da equipe de Eventos da Câmara, o programa abriu em 2016 um horário extra de visitação na parte da manhã que acabou quase duplicando o número de atendidos em relação a 2015.

“Percebemos com esse horário experimental, às 10h, que temos quase que o mesmo número de interessados do que no período da tarde, quando acontecem as sessões. Assim, com dois períodos conseguimos atender a demanda de turmas que solicitavam essa alternativa”, disse o coordenador.

“Nosso objetivo maior é justamente conscientizar o munícipe da importância que têm a Câmara e ele próprio, porque no final das contas quem trabalha aqui é seu representante legal, eleito pelo voto direto. O cidadão faz parte da democracia e precisa entender qual o trabalho do seu representante na Câmara, para que ele possa acompanhar melhor e se interessar mais”, completou Paulo.

Experiência

De acordo com a professora de História do Colégio de Santa Inês, Amanda Pagoto que agendou a visita dos alunos do 3º e 2º ano à Câmara Municipal na terça-feira (14/03), o conhecimento sobre o Legislativo contribuiu para o entendimento político geral. “Dentro do conteúdo do ensino médio trabalhamos muito com o contexto histórico-político mundial e a historia da política no Brasil. Acho que uma visita como esta é muito produtivo e só vai acrescentar na discussão em sala de aula. Principalmente porque conhecer presencialmente como é feita a discussão, o que é o Plenário e como funciona só enriquece o aluno”, disse.

A diretora do Colégio Santa Inês, Leamar Nunes de Freitas, ressaltou que “o mais importante de tudo é que eles [os alunos] tomem consciência da força que temos, como população, ao acompanhar o trabalho de nossos representantes. Essa discussão tem que ser retomada nas escolas”.

Serviço

O Programa Permanente de Visitação é realizado às terças, quartas e quintas, às 14h, com duração máxima de 3 horas. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3396-4696, junto à Equipe do Cerimonial. Para o horário das 10h é necessário verificar a disponibilidade. Estas informações também estão no Portal da Câmara através do link: Visite a Câmara.

 

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/cresce-a-participacao-em-programa-de-visita-monitorada-da-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …