Câmara Municipal de São Paulo Cresce a participação em programa de visita monitorada da Câmara

 DA REDAÇÃO

O Programa Permanente de Visitação da Edilidade Paulistana – a Câmara Municipal de São Paulo – tem apresentado crescimento significativo de visitantes. Em 2016 a equipe de Eventos da Câmara recebeu mais de mil munícipes interessados em conhecer as dependências e funcionalidades da maior Casa Legislativa do país, depois que abriu um horário alternativo de visitas. 

Regulamentado pelo Ato nº 926/2006, o programa destina-se estudantes das escolas públicas ou privadas, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior e também grupos de terceira idade e entidades de classe, sempre às 14h.

Durante a visita são apresentados o acervo histórico e cultural do Palácio Anchieta, bem como as dependências e funcionalidades do Poder Legislativo paulistano. Como explicou o coordenador do programa de visitação, Paulo Ildefonso H. H. de Paula, da equipe de Eventos da Câmara, o programa abriu em 2016 um horário extra de visitação na parte da manhã que acabou quase duplicando o número de atendidos em relação a 2015.

“Percebemos com esse horário experimental, às 10h, que temos quase que o mesmo número de interessados do que no período da tarde, quando acontecem as sessões. Assim, com dois períodos conseguimos atender a demanda de turmas que solicitavam essa alternativa”, disse o coordenador.

“Nosso objetivo maior é justamente conscientizar o munícipe da importância que têm a Câmara e ele próprio, porque no final das contas quem trabalha aqui é seu representante legal, eleito pelo voto direto. O cidadão faz parte da democracia e precisa entender qual o trabalho do seu representante na Câmara, para que ele possa acompanhar melhor e se interessar mais”, completou Paulo.

Experiência

De acordo com a professora de História do Colégio de Santa Inês, Amanda Pagoto que agendou a visita dos alunos do 3º e 2º ano à Câmara Municipal na terça-feira (14/03), o conhecimento sobre o Legislativo contribuiu para o entendimento político geral. “Dentro do conteúdo do ensino médio trabalhamos muito com o contexto histórico-político mundial e a historia da política no Brasil. Acho que uma visita como esta é muito produtivo e só vai acrescentar na discussão em sala de aula. Principalmente porque conhecer presencialmente como é feita a discussão, o que é o Plenário e como funciona só enriquece o aluno”, disse.

A diretora do Colégio Santa Inês, Leamar Nunes de Freitas, ressaltou que “o mais importante de tudo é que eles [os alunos] tomem consciência da força que temos, como população, ao acompanhar o trabalho de nossos representantes. Essa discussão tem que ser retomada nas escolas”.

Serviço

O Programa Permanente de Visitação é realizado às terças, quartas e quintas, às 14h, com duração máxima de 3 horas. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3396-4696, junto à Equipe do Cerimonial. Para o horário das 10h é necessário verificar a disponibilidade. Estas informações também estão no Portal da Câmara através do link: Visite a Câmara.

 

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/cresce-a-participacao-em-programa-de-visita-monitorada-da-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …