Curitiba/PR: Aplicativo Saúde Já Curitiba começa a ser testado na Regional Portão

O prefeito Rafael Greca e o secretário municipal da Saúde de Curitiba, João Carlos Baracho, lançaram nesta quarta-feira (12/04) o projeto-piloto do aplicativo Saúde Já Curitiba, na Unidade de Saúde Parolin. Com o aplicativo, os usuários poderão agendar pelo celular o atendimento nos postos de saúde, evitando a necessidade de ir para a fila de madrugada, em busca de senha. O aplicativo também estará disponível via web pelo endereço eletrônico saudeja.curitiba.pr.gov.br

O aplicativo Saúde Já Curitiba foi um compromisso de campanha do prefeito. “É uma solução moderna e uma alternativa para um problema antigo da saúde: o deslocamento do usuário de madrugada para o posto de saúde, no frio, no vento e na chuva”, afirmou Greca. “O aplicativo será mais uma ferramenta de acesso aos serviços ofertados pelos postos de saúde”, disse.  

Os testes do projeto-piloto, em versão beta, começaram no dia 29 de março na Unidade de Saúde Estrela, no bairro Fazendinha, Distrito Sanitário do Portão. A partir desta semana, o projeto-piloto será estendido, no período de 15 dias, para todos os postos do Distrito Sanitário do Portão, que abrange os bairros Vila Izabel, Portão, Fazendinha e Santa Quitéria. Os postos de saúde são: Parolin, Santa Amélia, Santa Quitéria, Santa Quitéria 2 e Vila Guaíra. O posto de saúde Parolin será a segunda unidade a receber o projeto-piloto.  

Os testes no postos de saúde do distrito do Portão devem durar três meses. Após análise de adequação, em meados do ano, o aplicativo será ampliado para o distrito de Santa Felicidade. Em três meses depois, para o distrito do Tatuquara, ainda no decorrer de 2017. A perspectiva é de universalizar para todos os distritos do município em 2018.

“Essa implantação escalonada é importante para que sejam feitos todos os ajustes necessários, a apresentação do aplicativo para os profissionais de saúde e também para que a população possa ir se apropriando da nova tecnologia”, disse Baracho. “Vamos reforçar esse trabalho com as lideranças comunitárias, a partir das administrações regionais, liderados pela Secretaria do Governo Municipal, e dos nos distritos sanitários da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.”

Ampliação

“Agora estamos lançando uma versão beta, que posteriormente será ampliada e otimizada para solucionar o maior número de problemas possíveis”, explicou o diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Tiago Francisco da Silva.

Com o aplicativo, o usuário pode agendar o atendimento na unidade de saúde. Após isso, se houver necessidade, será marcada a consulta médica ou feito o encaminhamento adequado, seja para exame ou atendimento com a equipe de enfermagem. Este processo de atendimento faz parte do modelo de atenção básica adotado na saúde pública no Brasil, que racionaliza recursos e profissionais, para atender a população de maneira eficiente e suficiente. 

Além do aplicativo, o usuário que quiser poderá continuar a ser atendido diretamente na unidade de saúde, como já faz hoje. Mas o aplicativo será uma alternativa para ajudar a diminuir as filas da madrugada nos postos de saúde. No futuro, estará disponível nos totens em Ruas da Cidadania, dos terminais de ônibus, de praças e postos de saúde. 

Presenças

Participaram o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, o líder comunitário Edson do Parolin, os vereadores Mauro Bobato e Maria Letícia Fagundes e as lideranças do Distrito Sanitário do Portão e da unidade de saúde. As crianças que estavam na unidade foram presentadas com ovos de chocolate.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/aplicativo-saude-ja-curitiba-comeca-a-ser-testado-na-regional-portao/41836.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …