Neste sábado (15/04) haverá visita monitorada ao Cemitério São Francisco de Paula, o Cemitério Municipal, às 9h. A visita será comemorativa pelo Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Celebrada em 18 de abril, a data foi criada pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (Icomos) para dar visibilidade ao patrimônio cultural.
A idealizadora da visita é a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi. Ela explica que durante o trajeto deste sábado serão abordados temas como os referenciais arquitetônicos, o conceito de patrimônio, assim como a trajetória dos sepultados nos túmulos visitados.
O encontro terá como foco as construções monumentais presentes no cemitério, abrangendo mausoléus e jazigos-monumento, como as réplicas de túmulos presentes em cemitérios fora do Brasil. “É o caso dos jazigos do coronel João Gualberto e do empresário José Hauer, da pirâmide da família Glasser e do mausoléu da família de Affonso Camargo”, diz Clarissa.
Não é permitido filmar ou fotografar os túmulos sem autorização. Como o número de participantes é limitado é preciso fazer agendamento pelo e-mail [email protected], na inscrição informar o nome completo e R.G.
História
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o primeiro cemitério de Curitiba. Foi inaugurado em 1 de dezembro de 1854 pelo presidente da Província, Zacarias de Góes e Vasconcellos. Possui uma área com 51.414m2, com 139 quadras, 5.743 túmulos e mais de 80 mil sepultamentos realizados.
O túmulo mais conhecido é o de Maria Bueno. No dia de finados, o números de visitantes ao cemitério é superior a mil pessoas.
Serviço: Visita guiada ao Cemitério Municipal
Local: Praça Padre João Sotto Maior, São Francisco,
Data: sábado (15/04), às 9h
Inscrições: [email protected]
Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/neste-sabado-tem-visita-guiada-e-tematica-ao-cemiterio-municipal/41847.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.