OAB >> “Momento histórico oferece oportunidade pedagógica sem precedentes”, afirma Lamachia

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou nesta quarta-feira (12) que o momento que o país vive oferece oportunidade pedagógica única que, dentro da lei e da ordem, há de propiciar o fortalecimento dos ideais cívicos e republicanos da sociedade brasileira. 

Confira abaixo a íntegra da manifestação do presidente:

Diante do que revelam as delações dos executivos da Odebrecht, expondo práticas repugnantes por parte de um grande número de agentes públicos brasileiros, a OAB faz as seguintes ponderações: o combate é contra a corrupção, não contra a política. 

Não se pode permitir que o saneamento moral da vida pública – indispensável e inadiável – sirva de pretexto ao advento de tiranias, qualquer que seja a ideologia que pretenda fundamentá-las, pois isso seria ainda mais imoral e lesivo ao país. 

Os males da democracia só encontram remédio dentro da ordem jurídica do Estado democrático de Direito, observando-se o devido processo legal e a plena defesa, com celeridade. 

Se a justiça não pode ser lenta, também não pode ser sumária, desprezando os seus ritos. A justa indignação com que a sociedade recebe essas delações – gravíssimas sob todos os aspectos – não pode ser objeto de manipulação por setores descomprometidos com os reais valores da democracia. 

É preciso que todos tenhamos serenidade e bom senso nesta hora para não cair na armadilha do autoritarismo. 

O momento histórico que o país vive oferece oportunidade pedagógica única que, dentro da lei e da ordem, há de propiciar o fortalecimento dos ideais cívicos e republicanos da sociedade brasileira.

A OAB, associando-se a todas as vozes da cidadania, se empenhará para que a justiça seja feita, exigindo que tudo seja apurado e todos os citados investigados. Ninguém está imune de prestar contas à cidadania.

Claudio Lamachia

Presidente do Conselho Federal da OAB

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/54982/momento-historico-oferece-oportunidade-pedagogica-sem-precedentes-afirma-lamachia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

STF decide que MP não pode questionar honorários de advogados – OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil obteve vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), que deu …