Curitiba/PR: Alunos de escola municipal desvendam a magia de luzes

A terça-feira (11/04) foi diferente para os alunos da Escola Municipal Leonor Castellano, do Boqueirão. Eles passaram a manhã no Museu Municipal de Arte (MuMa), onde ouviram histórias na Casa da Leitura Wilson Bueno e se divertiram com a exposição Luz, Ciência e Emoção: Exposição Interativa.

A aluna Ana Victória (7) ficou encantada com a mostra. “As luzes são mágicas”, disse. As luzes também chamaram a atenção da estudante Yasmin Lima de Oliveira (7). “A exposição é bonita.”  

O coordenador da exposição, James Alexandre Baraniuk, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que a ideia é estimular a percepção de crianças e adultos. “Mostrar a beleza dos experimentos, muitos tão simples e que estão ao nosso redor e nem reparamos, é a proposta deste trabalho”, explica.   

A concepção é da designer e professora Maristela Ono. “A exposição dá à criança a oportunidade de observar, tocar os objetos, se emocionar”. Telas, móbiles, dobraduras, fitas e cordões coloridos preenchem os espaços,  despertando o imaginário das crianças.

Ação Educativa

A visita ao museu faz parte do projeto Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba. O objetivo é fazer o estudante desvendar a importância de construções no centro histórico de Curitiba ou saber detalhes sobre uma obra de arte no museu, sempre acompanhado por mediadores que transmitam informações sobre os temas.

“Desperta a sensibilidade, a compreensão do outro, é possível através da educação e da cultura. Saber o que o outro busca e o que ele vem encontrar aqui, isso é Ação Educativa”, explica Hamilca Cassiana Silva, coordenadora do projeto.

Vanessa de Souza Nunes é estudante de Gravura na Escola de Música e Belas Artes e mediadora no Ação Educativa. “Saber entreter as crianças, trazê-las para o mundo da arte, aguçar a curiosidade e se adequar a cada grupo é o grande desafio do projeto”, diz a estudante.

A exposição Luz, Ciência e Emoção, que pode ser vista até o dia 18 de junho, tem um público mensal de mil pessoas. Segundo o coordenador do MuMa, Rodrigo Ferreira Marques, a mostra atrai o público infantil. “As crianças se divertem e com certeza guardaram tudo isso na memória”, afirma.

Agendamento

As visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (41) 3321-3275, de terça a sexta-feira, até às 17h.

 

Serviço: Luz, Ciência e Emoção

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. Até 18 de junho.

Local: Museu de Arte Municipal (MuMa) – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3.430, em frente ao Terminal Portão)

Entrada Franca

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/alunos-de-escola-municipal-desvendam-a-magia-de-luzes/41841.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …