O assunto segurança pública tem ganhado evidência nos últimos anos e passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. Um dos pontos fundamentais que envolvem este assunto é garantir ao cidadão uma segurança pública amparada em princípios morais que resguardem o pleno direito de sua cidadania.
Na segunda-feira (10), integrantes da guarda municipal de Laguna estiveram com representantes de outras guardas municipais do estado por intermédio do Sindicato Estadual da classe (Sindguardas-SC), em uma visita técnica na Academia Nacional de Formação das Guardas Municipais, localizada em Paranaguá, no Paraná. A academia forma novos instrutores e oferece capacitação continuada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil. É uma instituição que oferece cursos de aperfeiçoamento e servem como modelo de ensino nivelado nacionalmente, seguindo a grade curricular da Senasp.
Após a visita e melhor entendimento do procedimento, o grupo tem estudado a possibilidade de trazer uma extensão da academia nacional para Santa Catarina. “O local onde será instalada a extensão da Academia nacional de formação das Guardas Municipais ainda não foi definido, mas nós estamos vislumbrando a possibilidade de trazer essa obra para nossa cidade”, salienta o inspetor Douglas Marcelino Claudino.
E explica “Hoje, quem pode ministrar esse curso atualmente para guardas municipais é a Polícia Civil, que é uma polícia investigativa e nada tem a ver com nosso serviço de patrulhamento municipal e a Polícia Rodoviária Federal que é uma polícia preventiva também, porém ela faz patrulhamento em rodovias, que é um patrulhamento diferente do patrulhamento municipal. A intenção é criar essa academia para atender os guardas da região e focar no patrulhamento preventivo municipal”.
A Guarda Municipal de Laguna vem adotando os princípios da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e está buscando padronizar o policiamento prestado por todas as gms do Brasil e a GML desde 2016 quando se adequol a lei federal 13022/14 e conta com um comandante de carreira da própria GM.
Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=10572.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.