[Segurana Pblica] GML visita Academia Nacional de Formao das Guardas Municipais – Notcias – Prefeitura Municipal de Laguna

O assunto segurança pública tem ganhado evidência nos últimos anos e passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. Um dos pontos fundamentais que envolvem este assunto é garantir ao cidadão uma segurança pública amparada em princípios morais que resguardem o pleno direito de sua cidadania. 

Na segunda-feira (10), integrantes da guarda municipal de Laguna estiveram com representantes de outras guardas municipais do estado por intermédio do Sindicato Estadual da classe (Sindguardas-SC), em uma visita técnica na Academia Nacional de Formação das Guardas Municipais, localizada em Paranaguá, no Paraná.  A academia forma novos instrutores e oferece capacitação continuada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil. É uma instituição que oferece cursos de aperfeiçoamento e servem como modelo de ensino nivelado nacionalmente, seguindo a grade curricular da Senasp.

Após a visita e melhor entendimento do procedimento, o grupo tem estudado a possibilidade​ de trazer uma extensão da academia nacional para Santa Catarina. “O local onde será instalada a extensão da Academia nacional de formação das Guardas Municipais ainda não foi definido, mas nós estamos vislumbrando a possibilidade de trazer essa obra para nossa cidade”, salienta o inspetor Douglas Marcelino Claudino.

E explica “Hoje, quem pode ministrar esse curso atualmente para guardas municipais é a Polícia Civil, que é uma polícia investigativa e nada tem a ver com nosso serviço de patrulhamento municipal e a Polícia  Rodoviária Federal que é uma polícia preventiva também, porém ela faz patrulhamento em rodovias, que é um patrulhamento diferente do patrulhamento municipal. A intenção é criar essa academia para atender os guardas da região e focar no patrulhamento preventivo municipal”.

A Guarda Municipal de Laguna vem adotando os princípios da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e está buscando padronizar o policiamento prestado por todas as gms do Brasil e a GML desde 2016 quando se adequol a lei federal 13022/14 e conta com um comandante de carreira da própria GM.

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=10572.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …