TST >> Conselho Superior da Justiça do Trabalho recebe mais 2,5 mil propostas de empresas para a terceira Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

 
                         Baixe o Áudio
      
 

(Qui, 13 Abr 2017 11:01:00)

REPÓRTER: Para agilizar ainda mais o andamento de processos, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho vai realizar a 3ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece de 22 a 26 de maio. Ao todo o TST recebeu mais de 2,5 mil propostas de diferentes empresas interessadas em conciliar. O número que representa a quantidade de processos que um gabinete julga por mês no tribunal.

O TST represanta a quatidade de processos que um gabinete julga por mês no tribunal. O TST receubeu propostas de acordos de grandes empresas como a Vale, GOL, Claro, entre outros. Os bancos Itáu, Caixa Econômica Federal e Santander, apresentaram juntos cerca de mil e duzentas propostas para serem analisadas durante a semana.

O evento é promovido todos os anos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho no âmbito dos órgãos da Justiça do Trabalho em primeiro e segundo graus, e tem como objetivo a solução de conflitos entre patrões e empregados por meio do diálogo e da conciliação.

Qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte, que tenha processo na Justiça do Trabalho pode optar pela conciliação. A prática, além de ser considerada mais rápida, eficaz e com custo menor, também ajuda a reduzir o número de processos que tramitam nos Tribunais e Varas do Trabalho.

Para o vice-presidente do TST e coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ministro Emmanoel Pereira, a semana é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processos em todos os TRTs do país que beneficiam os dois lados. 

SONORA: Ministro Emmanoel Pereira – vice-presidente do TST e coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação

“A importância ela é tão grande para as empresas quanto para o trabalhador. As empresas porque vem o seu manancial de processos trabalhistas  erem escoados pela conciliação, e o trabalhador porque evita um caminho tortuoso, longo, para solucionar o seu conflito com a empresa.”

REPÓRTER: Ficou interessado em particiar? É bem fácil, basta procurar o Tribunal Regional do Trabalho da cidade e falar que quer fazer um acordo. Desse modo, é marcada uma audiência e, no dia agendado, e as próprias partes chegam a uma solução mais justa para ambas.

O auxiliar da vice-presidência do TST e do CSJT, juiz Rogério Neiva, acredita que o resultado será postivo. 

SONORA: Rogério Neiva – auxiliar da vice-presidência do TST e do CSJT

“A nosso expectativa, portanto, é que esse ano não apenas o índice de audiências que serão pautadas quanto as processos que tramitam no Tribunal Superior do Trabalho, como também os resultados em termos de conciliação superem os resultados do ano passado. O nosso investimento este ano foi mais qualitativo do que quantitativo, e esperamos colher os frutos com uma solução razoável de processos na Semana da Conciliação Trabalhista.”

Reportagem: Kátia Gomes 
Locução: Liamara Mendes  

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24277041.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Aplico adubo, inseticida e fungicida. Devo receber adicional de insalubridade? | Quero Post

                           Baixe o áudio Reproduzir o áudio  Pausar o áudio  Aumentar o volume  Diminuir o …