Curitiba/PR: Curitiba celebra a Paixão de Cristo com teatro e música

A Paixão Segundo São Mateus, a mais importante obra de Johann Sebastian Bach, emocionou os fiéis que lotaram o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe para celebrar a Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (14/04). A obra foi apresentada pela Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra e Coros e o Coro Infantojuvenil Papo Coral, com regência do maestro Abel Rocha, de São Paulo. “Foi a partir dessa obra descoberta por Mendelssohn, na metade do século XIX, que passamos a conhecer a obra de Bach e, desde então, a música de Bach tem sido a grande música universal”, explica o maestro.

A abertura do concerto foi feita pelo anfitrião, padre Reginaldo Manzotti, e o prefeito de  Curitiba, Rafael Greca. “A execução da Paixão Segundo São Mateus, de Bach, é o começo das comemorações, em Curitiba, dos 500 anos da Reforma Protestante. Poucas cidades no Brasil têm Coro e Orquestra com 125 músicos capazes de executar essa obra”, disse o prefeito.

O padre Reginaldo Manzotti destacou a importância da descoberta do compositor alemão Mendelssohn. “Ele reapresenta a grande obra de Bach, composta no século XVIII para duas orquestras, três coros, dois adultos e um Infantil e seis solistas. Uma obra grandiosa, descoberta pela sensibilidade do maestro Mendelssohn”, disse o padre.

Antonia Pinotti Vonhartenthal, 12 anos, integrante do Papo Coral, fala da alegria em participar desse momento. “É muito enriquecedor culturalmente e fico muito feliz em viver essa experiência.” 

Júlia Alexandre Sagin, 23 anos, Regente Auxiliar do Papo Coral, destaca a importância da apresentação da obra de Bach. “Essa obra é muito importante na história da música. É uma honra poder participar desse momento, junto com a Camerata Antiqua, uma orquestra muito importante para Curitiba”.

A apresentação da Paixão Segundo São Mateus, em Curitiba, tem a participação dos solistas Bruno Spadoni (PR), que representou Jesus, Rosana Lamosa (RJ), Paulo Mestre (PR), Miguel Geraldi (SP), Daniele Oliveira (PR/MS) e Norbert Steidl (Áustria) e do ator Emílio Pitta, que faz a narração no papel do Evangelista. “Celebrar faz parte da nossa vida. Devemos celebrar sempre o amor que Cristo deixou em cada um de nós. É um prazer imenso estar junto com a Camerata Antiqua, os coros, o padre Reginaldo e o prefeito Rafael Greca, neste Santuário, narrando esta grande obra”.

Celebração na cidade

Além do concerto da Camerata Antiqua, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, outras sete encenações teatrais foram feitas na cidade, com o apoio da prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). “A evangelização através da beleza é também o ato de provocar em Curitiba o sentimento de ressurreição. Vamos preparar o nosso coração, a nossa vontade para fazer Curitiba ressuscitar”, disse o prefeito Rafael Greca. 

Na Regional Boa Vista foram três apresentações, o grupo Lanteri levou uma multidão para a Pedreira Paulo Leminski, onde fez a 39.a apresentação da “Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”. Próximo à Pedreira, na Praça Acir de Macedo Guimarães, o grupo Êxodus, da Associação Cultural Êxodus, também se apresentou para centenas de pessoas. No Centro Cultural da Vilinha, no Bairro Alto, cerca de 2 mil pessoas assistiram a encenação do Adorarte, Grupo de Teatro da Paróquia Maria Mãe da Igreja. No Bairro Novo, 10 mil pessoas foram para a Rua da Cidadania assistir a apresentação do Grupo Teatro e Vida. Na Regional Pinheirinho, o Grupo Jornada Jovem Curitiba se apresentou para cerca de 2 mil pessoas que foram ao Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração. Na Regional Boqueirão foram duas encenações, a do Grupo de Teatro Amor em Cena, no Complexo Poliesportivo Xaxim, e a do  Grupo Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo (Jubac), que se apresentou na Praça Recanto do Eucaliptos.

A Paixão Segundo São Mateus com a Camerata Antiqua, Orquestra e Coros, será reapresentada, neste sábado (15/04), às 18h30, na Comunidade do Redentor, Rua Trajano Reis, 199, São Francisco.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-celebra-a-paixao-de-cristo-com-teatro-e-musica/41857.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …