[Turismo] Mutiro Cadastur para regularizao de profissionais e empresas do municpio – Notcias – Prefeitura Municipal de Laguna

A Secretaria de Turismo, Lazer e Comunicação de Laguna irá realizar entre os dias 17 e 28 de abril, um mutirão de sensibilização para regularização de profissionais e empresas do município no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

O Cadastur é uma importante ferramenta de planejamento e atuação do governo para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas e privadas para o setor de turismo e uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro. 

Dentre os benefícios estão: maior visibilidade, acesso a linhas de crédito, oportunidades de negócios e acessos aos mercados nacionais e internacionais. “É o ponto de partida para os meios relacionados ao turismo interessados na classificação internacional por estrelas”, alerta o secretário de Turismo do município, Antonio Claudio Quirino Ramos.

Em Laguna, o número de empresas inscritas é muito baixo. “De acordo com a avaliação que temos, nossa cidade não corresponde as possibilidades turísticas que o Ministério do Turismo avalia na hora de apoiar e oferecer incentivos. Nós temos classificação “C”, considerado uma avaliação baixa para uma cidade que dispõe de tantas possibilidades turísticas”, explica Quirino, que salienta: “Esse cadastro é importante para diversos assuntos, inclusive o de projetos. 

O Mintur busca os dados no site Cadastur e analisa se um projeto dará certo em uma determinada área, através de uma pesquisa dos segmentos turísticos: numero de hotéis e hospedagem, bares, restaurantes, atrativos turísticos. Como nossa cidade tem muito poucos cadastros, o Mintur conclui que uma cidade que possui apenas poucos hotéis pode abrigar um número alto de pessoas? E acabam não autorizando determinados projetos”, detalha.

O cadastro é obrigatório para alguns setores, como agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos. E é facultativo a outros: restaurantes, cafeterias, bares e similares, empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer, empreendimentos de apoio à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas e prestadores especializados em segmentos turísticos.

Para que uma empresa, local ou serviço faça o Cadastur é bem simples. Ele deverá fazer o cadastro no site e encaminhar a documentação exigida até Florianópolis. “A idéia é realizar este mutirão na própria secretaria. Uma equipe ficará a disposição para auxiliar quem queira fazer o cadastro, impressão da documentação e envio para Florianópolis em mãos, de forma gratuita”, frisa o secretário.

Programação Mutirão

17 a 28/04 – Período de cadastro na Secretaria de Turismo (Entrega da Documentação e cadastro no site).

Endereço Secretaria de Turismo, Lazer e Comunicação

Em frente a praça Lauro Muller, ao lado da Fonte da Carioca, na Casa Pinto D’Ulysséa. 

Horário de funcionamento: 13h ás 19h. 

Telefone: 3644-2126

Quem deve se cadastrar?

Agencias de Turismo; Guias de Turismo; Parques Temáticos; Organizadoras de Eventos; (Empresas que atuem com aluguel de itens para festas etc); Meios de Hospedagem;

Transportadoras Turísticas (vans, carros , barcos, ônibus, balsas, microônibus que transportem passageiros por aluguel);

Churrascaria; serviço de alimentação a quilo; Pizzaria; Choperia; Bar; Pastelaria; Caldo de Cana; Casa de Doce e Salgados; Cafeteria; Fast Food; Sorveteria;

Parque aquáticos e empreendimentos de lazer; Parque de diversão; Karts; Entretenimento Infantil; Jogo de Snooker; Parques Temáticos. 

Locadoras de veículos;

Casas e Salas de Shows, Espetáculos e de Cultura, Companhia de Teatro, Cinema.

Empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; Lojas de produtos para pesca.

Gráficas de brindes, impressos, serigrafias, cartazes, kits de embalagens, etc. 

Empresa de serviços de vigilância, segurança e guarda, fotógrafos independentes, buffets, serviços de limpeza para eventos, serviços de limpeza, manutenção e recepção de prédios, serviços de cenografia, iluminação e afins, serviços de aluguel de palcos, tendas, tapumes, coberturas, estruturas temporárias e outros. Serviços de filmagem e fotografia. 

Serviços de fabricação e/ou instalação e/ou montagem de stands, forros, divisórias, janelas, portas. Serviços de locação de equipamentos de som, audio, vídeo. Locação de equipamentos esportivos.

Hotéis, Campings, Pensão, Estalagem, Albergue, Apart-Hotel, Alojamento.

Entre outros, acompanhe a lista completa em Publicações

 

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=10582.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …