Iraguassú Filho integra a bancada do PDT na CMFor – Foto: Genilson de Lima
Depois de cinco anos de seca, o período chuvoso chegou e com ele o aumento das arboviroses, que incluem o vírus da dengue, Zika e chikungunya, que com o descarte indevido de resíduos na Capital ganham um aliado na proliferação do vetor das doenças, o mosquito Aedes Aegypti. Diante do quadro e preocupado com a situação de Fortaleza, que passa por uma epidemia da febre chikungunya, o vereador Iraguassú Filho (PDT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza nesta terça-feira, 18, para pedir a ajuda da população na fiscalização dos locais propícios aos criadouros do mosquito.
“Cada um nós devemos ser fiscais dos locais onde existe descarte indevido de resíduos e que sejam propícios para a proliferação das arboviroses. Hoje estamos vivendo uma epidemia de chikungunya”, chamou a atenção o parlamentar. Iraguassú Filho alertou sobre o trabalho que cada um deve fazer nos seus imóveis, mantendo uma atenção redobrada nas cisternas e tambores usados para armazenar água, o que segundo ele, são apontados como os principais criadouros do mosquito.
Evidenciando o grande números de casos das arboviroses, que se concentram em oitos bairros de Fortaleza, Iraguassú Filho destacou a importância de uma conscientização da sociedade sobre o problema, principalmente no descarte inadequado de resíduos. O parlamentar evidenciou o Plano de Resíduos Sólidos, a responsabilidade das empresas de construção civil no descarte corretos dos materiais oriundo das obras, o papel do gestor municipal na fiscalização e o papel da sociedade no combate aos criadouros. “Precisamos resolver o problema do lixo, mas precisamos ter a compreensão de cada cidadão deve fazer a sua parte. Precisamos cobrar da prefeitura uma ação mais efetiva na fiscalização e e mais rigor na punição de quem faz o descarte inadequado. Fazer com que todos nós (sociedade, Executivo e Legislativo) façamos essa discussão coletiva”, ponderou.
O vereador Marcio Martins (PR), em aparte, evidenciando a importância da temática levada à tribuna pelo vereador Iraguassú Filho, falou dos problemas enfrentados com os imóveis fechados. Márcio defende uma política mais rígida nesses casos, pois a situação dessas propriedades colocam em risco a saúde da população. O parlamentar citou o caso de um imóvel situado na rua Major Lene, no bairro Jardim América. “Se é pra enrijecer a lei nesse sentido, deve ser feito. Infelizmente o brasileiro só sente a dor quando mexe no bolso”, pontuou.
Comissão de Saúde
Iragussú Filho destacou ainda a reunião da Comissão de Saúde nesta terça-feira,18, que recebeu o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Flávio Clemente. Na ocasião, como apontou o parlamentar, os vereadores puderam conhecer o processo que envolve o trabalho desenvolvido pelo ISGH nas unidades básicas de saúde. A visita, como reforçou Iraguassú Filho, faz parte de várias ações da Comissão de Saúde para contribuir com a melhoria dos serviços na Capital.
Assessoria de Imprensa
Adriana Albuquerque
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/
Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/iraguassu-filho-pede-ajuda-da-populacao-para-combater-arboviroses/.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.