A revista Veja do mês de abril, na sua coluna de ciência, destaca como as novas tecnologias têm ajudado arqueólogos a desvendar o passado da humanidade.
Em uma matéria extensa, a revista destaca o uso da ciberarqueologia para desvendar os mistérios das pirâmides do Egito e dá ênfase especial aos vestígios da Pré-História, encontrados no Brasil.
O Município de Itapeva teve destaque especial, por meio do paredão do Cânion de Itanguá, que possui indícios de pinturas rupestres, feitas por nômades há cerca de 4000 anos, sendo considerada a maior descoberta do gênero.
O arqueólogo paulistano Astolfo Araújo, destaca a importância da tecnologia no auxilio aos trabalhos da arqueologia. “A ciberarqueologia permite a revelação e a rápida análise de informações que o cérebro humano, sozinho, não conseguiria organizar”. Destacou.
O prefeito Luiz Cavani lembrou as ações desenvolvidas em seu mandato anterior, que resultaram em uma publicação de suma importância, onde foram catalogados vários sítios arqueológicos existentes em nosso município e região. “É muito importante esse reconhecimento ao tesouro arqueológico existente em nossa região. Em 2006, desenvolvemos um catálogo fotográfico destacando todos os sítios arqueológicos com abrigos e inscrições rupestres, artefatos cerâmicos e artefatos líticos”. Finalizou o Prefeito.
Fonte Oficial: http://www.itapeva.sp.gov.br/noticia/prefeitura/itapeva-destaques-em-reportagem-revista-veja-4688/.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.