Curitiba/PR: Obras transformam a Raul Pompéia, ligação entre Fazendinha e Caiuá

O caminho entre a Fazendinha e o Caiuá, na CIC, está ficando melhor e mais seguro. Desde março, a Prefeitura retomou as obras de conclusão da última etapa de revitalização da Rua Raul Pompéia, uma das principais ligações dos bairros. As obras haviam sido suspensas no ano passado por problemas de pagamento da gestão anterior.

A Raul Pompéia passou por uma revitalização e modernização desde o Terminal da Fazendinha. Agora está sendo executada a parte final da obra. São cerca de 300 metros entre a Rua José Batista dos Santos e a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A previsão de conclusão dos trabalhos é até o fim deste ano.

Comércio

Em setembro do ano passado, a comerciante Ana da Rocha e o marido abriram um trailler para vender pastel na esquina da Raul Pompéia com a Alfredo Pujol. O começo foi difícil.

“Eu tinha medo desta obra, as pessoas não tinham acesso e a gente não vendia nem um terço do que vende hoje. Era desanimador”, disse Ana. Com a retomada das obras pela Prefeitura, um novo acesso foi liberado e aumentou a circulação de pessoas em frente ao ponto comercial.

“O movimento já começou a melhorar. Na semana passada, atendemos só clientes novos, que antes não passavam por aqui. As calçadas estão ficando bacanas e a iluminação é boa, o que melhora a segurança para trabalharmos à noite”, afirmou a empresária.

Nova vida

A última etapa da revitalização da Raul Pompéia envolve o trecho desde a ponte do Rio Barigui até a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1,9 quilômetro. Em torno de 88%, 1,5 quilômetro, do trecho está concluído, com novas calçadas, asfalto e iluminação. O investimento da Prefeitura nas obras é de R$ 1,3 milhão.

“O futuro será promissor para todos, a região toda vai melhorar. Desde o Terminal da Fazendinha sentido ao Caiuá está ficando muito bonito, deu outra vida para o bairro, melhorou muito”, afirmou a empresária Ana da Rocha.

Atualmente são feitos trabalhos de terraplenagem, drenagem, escavações e colocação da base para o novo asfalto. Francisco Coutinho dos Santos, 54 anos, morador do Caiuá, acompanha com entusiasmo o avanço da obra.

“A Raul Pompéia vai ficar muito boa com estas obras, para nós que moramos aqui vai ficar excelente. Antes era muito buraco, só faziam remendos. Lá para baixo, onde já fizeram, está ótimo, asfalto novo, tudo bem sinalizado”, contou Santos. “Nossa baitto merece essas obras, tem muito movimento de carros e ônibus nos horários de pico”, definiu.

Bloqueios

Em razão do trabalho, há bloqueio de trânsito na região. A Raul Pompéia está interditada entre a Rua José Batista dos Santos e a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Um semáforo novo foi instalado pela Setran na Avenida Juscelino Kubitschek para organizar o trânsito durante os desvios. Os motoristas que seguem pela Raul Pompéia em direção à Juscelino Kubitschek devem entrar pela Rua Alfredo Pujol. No sentido contrário, o desvio é feito pela Rua Maria Mazuroski e depois pela Rua José Batista dos Santos.

Durante a obra, as ruas Alfredo Pujol e Maria Mazuroski terão sentido único de tráfego, para facilitar a circulação dos veículos, inclusive do transporte coletivo. A orientação aos motoristas é que evitem a região nos horários de pico, pois o trânsito deve ficar mais lento durante a execução das obras.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/obras-transformam-a-raul-pompeia-ligacao-entre-fazendinha-e-caiua/41868.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …