Curitiba/PR: Prefeitura quer devolver o Centro recuperado aos curitibanos

Recuperar a região central da cidade e garantir o atendimento à população com uma estrutura de serviços públicos de qualidade são prioridades da Prefeitura para Regional Matriz. A meta de fazer com que a população retorne ao centro da cidade, com segurança, foi defendida pelo prefeito Rafael Greca em visita às obras da Matriz nesta quinta-feira, 20/03.

O resgate social a partir de uma ação conjunta da Prefeitura com a igreja e entidades de apoio a pessoas em situação de risco foi o ponto de partida da visita à Matriz no encontro do prefeito com o Frei franciscano, Alexandre Magno Cordeiro da Silva, pároco da Igreja Bom Jesus dos Perdões.

“A presença franciscana sempre foi benéfica para Curitiba. A cidade precisa da presença dos frades como parceiros na acolhida permanente das pessoas que precisam”, disse Greca.

O Frei Alexandre destacou que a sociedade precisa de boas referências para a busca da paz e da união. “Temos uma relação próxima e solidária com a população de rua. Nossa cidade precisa de pessoas de bem para que, juntos, possamos contribuir para a construção de uma sociedade melhor”, disse.

O resgate social, a geração de renda, o esporte, o lazer e a alimentação de qualidade fazem parte de um conjunto de ações e finalidades dos equipamentos públicos vistoriados na Matriz e que devem ser ajustados para cumprir o objetivo traçado pelo prefeito. 

Na Rua da Cidadania, Rafael Greca foi recebido por servidores com uma apresentação do grupo de Coral, Canto e Seresta do Centro de Atenção ao Idoso da Matriz. Ao vistoriar o equipamento público ele encontrou comerciantes e a população que usa os serviços da Prefeitura. No local, Greca determinou haja a ocupação plena dos boxes ociosos por ambulantes cadastrados pela Prefeitura que ainda estão nas ruas. Ele também pediu para que seja recuperado o piso do equipamento público; que o posto da Guarda Municipal tenha abertura para Praça Rui Barbosa e o espaço seja compartilhado com a Fundação de Ação Social em um núcleo de acolhimento à população de risco. Um estudo para a implantação de um Cine-Teatro de Bolso na área do antigo Cine Morgenau, onde hoje fica o auditório da Rua da Cidadania foi outra solicitação do prefeito. Outra atividade prevista é a de apresentações musicais ao meio-dia como parte das comemorações dos 20 anos da Rua da Cidadania da Matriz a serem completados no próximo dia 15 de maio.

Parceria – Na sequência das visitas, o prefeito e equipe estiveram na sede da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), entidade parceira do município na recuperação de áreas deterioradas da cidade. A associação faz um trabalho gratuito de limpeza de pichações e recuperação social de pichadores, de recolocação de petit-pavês soltos, entre outras atividades.

“A ACGB tem um grupo de zeladores urbanos. É uma turma a favor da cidade a quem devemos um muito obrigado”, afirmou o prefeito no encontro com fundador da entidade, Luiz Fernando Queiroz e sua equipe de trabalho.

A associação conta com uma equipe de 15 pessoas que atuam nos projetos Despiche Curitiba, que já limpou 117 mil metros quadrados de áreas pichadas da cidade; Passeio Nota 10, de recuperação de passeios por calciteiros; Zelador de Vizinhança, de poda e plantio de flores; Zelador Alpinista, de limpeza de pichações em prédios e o Poesia em Cores, de arte e cultura em áreas antes degradadas.

“Vamos fazer uma Brigada anti-pichação, em parceria com a associação a partir do bairro São Francisco”, disse o prefeito.

Obras – A Praça Oswaldo Cruz foi outro endereço visitado pelo prefeito nesta quinta-feira. Ao vistoriar as obras de requalificação da piscina e demais áreas do Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser, Rafael Greca orientou a adequação de um espaço para Guarda Municipal de frente para a Rua Brigadeiro Franco.

De lá, ele seguiu ao Viaduto do Capanema, onde juntamente com o vice-prefeito e secretário de obras, Eduardo Pimentel, o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert e os secretários de Meio Ambiente, Sérgio Tocchio e do Abastecimento, Luiz Gusi vistoriaram o espaço do futuro Restaurante Ropular. “Meus secretários vão trabalhar juntos para derrubar este mocó que fizeram aqui e fazer de novo o Restaurante Popular do Capanema. Curitiba voltará a ter aqui um ponto de solidariedade e promoção humana”, afirmou.

O local foi limpo pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Agora a parede de manilhas será retirada para o início das obras do restaurante.

A visita as obras do Centro Cultural Passeio Público (Cine Passeio), que abrigarão os cinemas de rua Cines Luz e Ritz, fecharam o roteiro do prefeito na Regional Matriz.  O espaço de 2,5 mil m² de área do antigo quartel do Exército, na Rua Riachuelo, terá duas salas de projeção (Luz e Ritz) com 111 lugares cada, além de espaço para cursos de cinema, biblioteca especializada e um terraço preparado para eventos e projeções.

“Resgatamos a memória dos cinemas de rua que a cidade já teve no passado. Vai ser um novo espaço de cultura. É a nossa vontade ressuscitar o centro de Curitiba trazendo vida. A vida que vem do uso dos espaços da cidade”, disse Rafael Greca.  

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-quer-devolver-o-centro-recuperado-aos-curitibanos/41906.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …