TST >> TST adere à Campanha Nacional Abril Verde que visa alertar sobre a prevenção de acidentes do trabalho

 
                         Baixe o Áudio
      
 
 

(Qua, 19 Abr 2017 14:12:00) 

REPÓRTER: O TST e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho aderiram a Campanha Nacional Abril Verde. O objetivo da mobilização deste ano é sensibilizar sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho. Durante o lançamento, realizado no dia 11 de abril, no Ministério do Trabalho, foram abordados temas referentes a cuidados e prevenção. O presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, destacou a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, os EPIs. 

SONORA: Ives Gandra Martins FIlho – presidente TST

“Nós tivemos há uns anos atrás uma campanha semelhante, no Tribunal Superior do Trabalho, em que a Campanha Trabalho Seguro acabou ganhando o prêmio inovare, categoria tribunal, porque conseguimos  a divulganção gratuita por todas as redes de televisão de uns vídeos muito rápidos mas impactantes, e esses vídeos impactantes mostravam o que que acontece com o trabalhador quando ele deixa de usar o epi. Aqui foi lembrado que muitas vezes o empregador não cobra o uso ou não fornece, mas quantas vezes é o trabalhador que deixa de usar?”

REPÓRTER: De acordo com a campanha, nos últimos cinco anos ocorreram, em média, 710 mil acidentes por ano no Brasil. Desses, quase três mil resultaram em morte. E para chamar a atenção sobre a gravidade desses números que monumentos públicos, inclusive o prédio do Tribunal Superior do Trabalho, estão iluminados de verde, como ressalta o presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho.

SONORA: Ives Gandra Martins FIlho – presidente TST

“Nós do Tribunal Superior do Trabalho aderimos a campanha estou iluminando o Tribunal, sugerindo a todos os tribunais regionais que façam o mesmo, e dizendo que a Campanha Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho de toda a Justiça do Trabalho, que hoje tem como tema os transtornos mentais, é uma colaboração do poder judiciário com as políticas públicas do poder executivo, então estamos solidários com essa campanha.”

REPÓRTER: Durante o evento foram apresentadas estatísticas sobre os casos de acidentes de trabalho em todo o País. No Brasil, 15 por cento das mortes registradas no exercício do trabalho são de motoristas de caminhão. O setor ocupa o primeiro em óbitos e o segundo em incapacidades de permanentes. 

Em relação a problemas de saúde decorrentes do trabalho, a pesquisa da Campanha aponta 115 mil casos registrados todos os anos. Entre as doenças relacionadas estão LER/DORT, Transtornos Mentais, e doenças do sistema nervoso. Só em 2016, varas, TRTs e o TST receberam quase 180 mil processos com o tema ‘acidente de trabalho’.

A campanha que pretende mudar esse quadro é uma parceria entre o Ministério do Trabalho, o TST, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o MPT. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, reforçou a importância da parceria entre os órgãos tanto do poder executivo, como do judiciário. 

SONORA: Ronaldo Nogueira – ministro do Trabalho 

“Há um envolvimento da sociedade civil no sentido de uma consciência de prevenir, conhecer para prevenir no sentido de que os acidentes de trabalho sejam reduzidos. O ambiente que que muitas vezes ele proporíamos risco a saúde, a vida do trabalhador, esses ambientes sejam readequados conforme as normas que estabelecem a segurança de saúde e evite acidentes ao trabalhador.”

Reportagem: Sacha Bourdette
Locução: Dalai Solino 

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24281394.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente e integrantes do TST destacam competência de Flávio Dino, novo ministro no STF

Imprimir A posse ocorreu nesta quinta-feira (22), às 16h, e contou com a presença do …