Curitiba/PR: Professoras apresentam ideias para a educação infantil

A secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, recebeu um grupo de professoras inscritas para a primeira edição da Roda Pedagógica, programa que abre espaço para a apresentação de ideias. No encontro, realizado na quinta-feira (20/04), na sede da SME, as professoras relataram suas experiências e propuseram soluções para desafios comuns às unidades escolares.

As participantes deste primeiro encontro eram todas da rede municipal, mas a Roda Pedagógica é aberta a qualquer pessoa da comunidade que queira compartilhar ideias. Além de Maria Sílvia, participaram gestores e técnicos da Secretaria da Educação.

“Para mim, ficou claro que este é um espaço no qual as pessoas estão para nos ouvir, independentemente da nossa forma de pensar”, disse a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Gracita, Kellen Patrícia Collarino, que inscreveu quatro ideias e teve a oportunidade de falar a respeito de duas delas. “Quando preenchi a ficha de inscrição pelo computador, não sabia no que ia dar. Fico muito feliz de ver que não perdemos tempo”, completou Kellen.

Depois de apresentadas, as ideias foram debatidas pelo grupo. Maria Sílvia agradeceu pelas sugestões e a participação das professoras. “Não há palavras para expressar o quanto foi importante ouvir cada uma de vocês. Refletimos em cima de algo maduro, de prático, dentro da realidade das nossas unidades”.

Oportunidade

Para a professora Aline Maria Santos de Andrade, a participação na Roda Pedagógica foi também um momento de superação. “Eu estava bem apreensiva de vir aqui conversar com a secretária, que eu nem conhecia. Gostei muito dessa oportunidade de expor as minhas ideias e do crédito que nos deram”, afirmou Aline, que tem contato muito próximo com a comunidade da unidade em que ela atua, a Vila Pantanal.

Ela defendeu o fortalecimento daquela população com ações de inclusão social. E se emocionou quando a secretária falou que quer promover a educação de jovens e adultos a partir do eixo da educação ambiental naquela região.

Maria Sílvia também elogiou a proposta apresentada pela diretora do CMEI Hermes Macedo, Graziela Tatiana Jardim, de estabelecer um formulário com critérios detalhados para a priorização de vagas na unidade, facilitando a análise dos membros do conselho da unidade. O documento sugerido será analisado por técnicos da área de Planejamento, Estrutura e Informação.

A secretária achou positiva a forma como a direção do CMEI Maria Gracita acolhe os pais dos alunos no início do ano letivo, explorando minuciosamente o termo de compromisso que os responsáveis devem assinar e todos os detalhes do funcionamento da unidade.E destacou a integração com as famílias como muito importante no processo educacional.

“Costumo dizer aos pais nessas reuniões: vocês querem ver como tudo vai dar certo? E mostro fotos das atividades feitas pelas turmas do ano anterior na unidade”, contou Kellen. “Não abro mão desse contato com os pais para explicar como tudo acontece na unidade, desde o horário, a alimentação e toda a rotina de cada turma”, completa.

A ideia da pedagoga da Escola Heráclito Fontoura Sobral Pinto, Lezi Maria Ribeiro de Almeida, de ajudar as mães da unidade a melhorar a renda será debatida pelas equipes da Educação Infantil e do projeto Comunidade Escola. 

“Tudo o que vocês trouxeram são ideias possíveis de ser replicadas. São boas propostas”, disse a superintende de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute.

Inscrições

Para participar da Roda Pedagógica, os interessados devem acessar o site Cidade do Conhecimento, www.cidadedoconhecimento.curitiba.pr.gov.br – portal da Secretaria Municipal da Educação – e preencher o formulário específico que assegura a inscrição. Para isso, basta clicar no banner da iniciativa.

Os inscritos são agrupados conforme o tema. Os participantes de cada edição são comunicados da data e do horário do encontro por telefone.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/professoras-apresentam-ideias-para-a-educacao-infantil/41910.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …