Os pais dos estudantes de 1º a 5º ano das escolas municipais podem conferir alguns dos jogos pedagógicos de Matemática usados em sala de aula no portal Cidade do Conhecimento (www.cidadedoconhecimento.org.br). Os jogos fazem parte do segundo volume dos Cadernos Pedagógicos elaborados para a área e podem ser adotados também em casa, para as brincadeiras com as crianças. Quem sugere é a coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal da Educação, Justina Motter Maccarini.
Segundo Justina, os jogos pedagógicos são simples, baratos, rápidos de construir e velhos conhecidos dos pais e avós dos estudantes. Entre os mais populares estão os que usam varetas e dados. “Eles melhoram a concentração, a atenção, favorecem a busca de alternativas e estratégias para a solução dos desafios apresentados e estimulam a perspicácia, habilidades importantes não só para as crianças terem desenvoltura em Matemática como também em Português, na hora de preparar um texto”, argumenta Justina.
Brincadeira que aproxima
De acordo com a educadora, muitos adultos não fazem ideia de como os jogos e brincadeiras – usados nas escolas da Prefeitura em todos os ciclos de aprendizagem e adaptados para as diferentes faixas etárias dos estudantes – influenciam no desenvolvimento das habilidades acadêmicas. Isso porque as práticas lúdicas de pular corda e amarelinha e jogar peteca ou pião exercitam a coordenação motora, noção espacial e a agilidade de contar.
Além disso, frisa, ao serem reproduzidas também em casa essas atividades oferecem outra vantagem para o desenvolvimento infantil: eles aproximam as crianças dos familiares e estreitam laços de afeto. “Pais e filhos podem escolher e montar juntos esses jogos, como o boliche feito com garrafinhas pet e bolas de meia ou mesmo os dados de papelão com as faces pintadas com canetinha”, diz Justina. “O importante é que os familiares façam parte do aprendizado proposto em sala de aula e mostrem interesse pelas crianças.”
Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/jogos-pedagogicos-de-matematica-aproximam-criancas-e-pais/41916.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.