TST >> Direito Garantido: Detalhes sobre órgãos colegiados

 
                         Baixe o Áudio
      
 

(Seg, 24 Abr 2017 14:10:00)

REPÓRTER: Você sabe o que são órgãos colegiados? O termo não é muito conhecido… Mas você já deve ter escutado sobre os conselhos ou os comitês, né?! Como o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o CODEFAT, o Comitê Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador, do Sistema Único de Sáude, ou ainda o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. Pois é! Esses são exemplos de órgãos colegiados públicos. Eles são os responsáveis por discutir, em grupo, assuntos profissionais e previdenciários. Agora o que muita gente não sabe é que o trabalhador e o empregador também têm voz e possuem a mesma autoridade que o governo nesses colegiados.

O artigo 10º da Constituição Federal de 1988, assegura a participação de trabalhadores e empresas nos colegiados dos órgãos públicos que tratam de temas profissionais e previdênciários. Esses grupos têm como função administrar, normatizar, acompanhar e até decidir sobre projetos. 

É comum ver esses órgãos em universidades, comitês ambientais, entre outros. A lei 8.036 de 1990, por exemplo, estabelece a participação de trabalhadores, empresas, órgãos e entidades governamentais no Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Outro exemplo, é a Lei 8.213 de 1991, que instituí o Conselho Nacional de Previdência Social, o CNPS. 

A escolha dos membros também está fixada nas respectivas leis de cada órgão colegiado. O período do mandato pode variar. No CNPS, por exemplo, o tempo é de dois anos podendo haver recondução por mais dois anos. Vale lembrar que as participações dos representantes em reuniões, devem ser abonadas e contabilizadas como jornada de trabalho.

Reportagem: Nathália Vajas
Locução: Nathália Vajas

 
O programa Trabalho e Justiça vai ao ar na Rádio Justiça de segunda a sexta, às 10h50.
 
Trabalho e Justiça 
Rádio Justiça – Brasília – 104,7 FM
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Rádio e TV
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4264
crtv@tst.jus.br

Fonte Oficial: http://www.tst.jus.br/web/guest/noticias?p_p_id=89Dk&p_p_lifecycle=0&refererPlid=10730&_89Dk_struts_action=%2Fjournal_content%2Fview&_89Dk_groupId=10157&_89Dk_articleId=24285096.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Artista brasiliense faz gravura do TST em homenagem ao aniversário de Brasília

A gravura foi elaborada a partir de fotografia da fachada do Tribunal e vai compor …