Curitiba/PR: Escolas municipais podem participar dos projetos de educomunicação

As escolas municipais podem se inscrever até 28 de abril para fazer parte dos projetos de educomunicação promovidos pela Secretaria Municipal da Educação. O objetivo é incrementar o trabalho na escola com foco na escrita, explorando o potencial de meninos e meninas, que manifestam opiniões, transmitem informações e relatam fatos por meio de recursos tecnológicos.

Entre os projetos estão o jornal eletrônico escolar Extra, Extra!, a Radioescola e o Jornal Impresso. “Com o jornal eletrônico, por exemplo, os jornalistas mirins participam de ações dentro e fora da unidade escolar, fazem entrevistas e coletam materiais para as produções das notícias, reportagens, texto de opinião, entrevistas”, explica a coordenadora do projeto, Silmara Campese Cezário.

Entre as atividades também está a Radioescola, que proporciona a participação e o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, com a ampliação da linguagem, a expressão e a locução verbal por meio do rádio.

Exemplo de sucesso

Na Escola Municipal Sônia Maria Coimbra Kenski, em Santa Felicidade, o uso dos recursos tecnológicos e da produção do jornal é uma prática que faz parte da rotina dos 407 estudantes.

A diretora da unidade, Ariana do Rocio Zem, relata que o desempenho escolar de várias crianças melhorou após as atividades com o uso dos recursos e, em especial do jornal eletrônico e informativo impresso. “Percebemos nos alunos maior envolvimento com as práticas de leitura e escrita, além da capacidade de estabelecer leituras diversificadas, ampliando a relação com o conteúdo trabalhado em sala de aula.”

A realização desses projetos na rede municipal permitem novas experiências, além das práticas educativas tradicionais. “As práticas promovidas pela educomunicação têm elementos potenciais, como tempos e espaços diferenciados que tornam o estudante protagonista das ações de ensino e aprendizagem”, destaca a gerente de tecnologias, Estela Endlich.

As unidades interessadas em participar podem preencher o formulário enviado pelos núcleos regionais às escolas ou entrar em contato pelos telefones 3350-9856 3350-2126.

 

Como funciona cada projeto

A Radioescola conecta os estudantes com as pessoas da região onde está a unidade. O projeto é feito por adesão nas escolas desde 2007, no período do contraturno.  

 

O jornal eletrônico Extra, Extra! oferece formação para professores interessados em participar com suas turmas. O acesso às produções dos estudantes pode ser feito pelo endereço: <http://extraextra.curitiba.pr.gov.br/>

 

O trabalho com jornais amplia o universo dos alunos, ajuda a formar leitores críticos e torna as aulas mais interessantes, além de permitir o uso pedagógico dos conteúdos.

 

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/escolas-municipais-podem-participar-dos-projetos-de-educomunicacao/41927.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …