Fortaleza/CE: Acrísio Sena destaca o Dia Municipal de Conscientização sobre a Cistinose

Acrísio Sena integra a bancada do PT no parlamento municipal. – Foto: Genilson de Lima

O vereador Acrísio Sena (PT) utilizou seu tempo no Pequeno Expediente desta terça-feira, 25, para chamar atenção para o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Cistinose”, comemorado nesta terça-feira. O parlamentar destacou que a Cistinose é uma doença rara e os sintomas aparecem no primeiro ano de vida.

Acrísio iniciou sua fala explicando que o Dia de Conscientização sobre a Cistinose em Fortaleza foi de autoria do então vereador Jovanil Oliveira e destacou que no Ceará 120 pessoas possuem a doença. Ele comentou também que a Cistinose é uma doença hereditária rara, que surge por conta da substância sistina que se acumula no organismo e provaca sérios danos e consequências nos órgãos, podendo levar à cegueira e insuficiência renal.

“Queremos sensibilizar a Secretaria de Saúde do Município e do Estado, e as comissões de direitos humanos da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembleia para construir um movimento de sensibilização. Na próxima semana vamos fazer um debate com o segmento de pessoas com deficiência para que a gente possa avançar não só nessa campanha, mas na construção da nossa cidade, do Estatuto com Pessoas com Deficiência, que será a consolidação de toda a legislação que envolve não só doença rara, mas pessoas com deficiências”, afirmou.

A cistinose é definida como uma doença genética autossômica recessiva de depósito lisossômico, que se caracteriza pelo acúmulo anormal do aminoácido cistina em diferentes partes do organismo. O aminoácido cistina não é solúvel em água, sendo que quando há o acúmulo do mesmo formam-se cristais que prejudicam a função celular, acometendo, em especial, os rins e os olhos.

Com informações do site Infoescola

Assessoria de Imprensa
Felipe Macedo
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/acrisio-sena-destaca-o-dia-municipal-de-conscientizacao-sobre-a-cistinose/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …