Fortaleza/CE: Câmara realiza Sessão Solene em alusão ao Dia do Contabilista

Vereador Dr. Porto foi homenageado também pelos contabilistas na noite desta segunda-feira Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (24), no auditório Amadeu Arruda, Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Contabilista, que transcorre anualmente no dia 25 de abril. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Porto (PRTB), vice-líder do prefeito,   através do requerimento 325/2017 , aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Dr. Porto, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa da solenidade foi composta pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC), Clara Germano Rocha; pelo Superintendente Regional da 3ª Região Fiscal, João Batista Barros da Silva Filho; pelo presidente da Academia de Ciências Contábeis, Pedro Coelho Neto; pela diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Maria de Fátima Borges e pelo diretor-presidente do Sindicato dos Contabilistas do Ceará, Manoel Pinheiro Cavalcante.

Em sua saudação aos contabilistas e ao Conselho Regional de Contabilidade, o vereador Dr.  Porto destacou que a entidade foi fundada em 27 de maio de 1946 e instalada em 07 de junho de 1947. “Desde então, o CRC-CE é a entidade que congrega a classe contábil cearense, formada por cerca de 27 mil profissionais, entre Contadores e Técnicos em Contabilidade, dedicando-se, também, as atividades de apoio aos contabilistas, conveniando-se com inúmeros órgãos públicos, como SEFAZ, SEFIN, JUCEC, TCM, CEF, UECE, além de outras entidades privadas, como o BNB Clube, o IBEU-CE, EDITORA ATLAS entre outras, buscando sempre a melhoria e o aperfeiçoamento para o profissional da contabilidade”, afirmou

Segundo o parlamentar, no ano era 1926, algumas entidades representativas do segmento contábil reuniram-se na grande São Paulo para homenagear o economista e guarda-livros João Lyra, então senador da República. “No seu histórico discurso, o senador defendeu a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros. Suas sábias palavras foram um marco no processo de organização dos trabalhadores contábeis, que culminaram na regulamentação da profissão, em 1946. Surgia, então, uma das mais importantes profissões do Brasil: a Profissão Contábil”, revelou.

“A Contabilidade brasileira nunca esteve tão em evidência, seja nacional ou internacionalmente. Ao longo da última década, muitas mudanças ocorreram na forma de trabalho dos profissionais contábeis, sobretudo em razão da utilização da tecnologia, com a informatização de processos, e das novas atribuições e procedimentos. Hoje, os contabilistas são considerados gestores de informação, capazes de contribuir nas decisões estratégicas de seus clientes”, frisou, acrescentando que “hoje o profissional de contabilidade deixou de ser coadjuvante para ser protagonista, pois a contabilidade é uma ferramenta importante numa sociedade. É onipresente em atividades societárias”, pontuou.

Ele destaca as palavras de Salézio Dagostim, que afirma que os contadores e os técnicos em Contabilidade, profissionais que atuam no campo contábil, devem se sentir orgulhosos nesse dia, pois é a Contabilidade, através de suas técnicas de registro, que possibilita que as pessoas jurídicas se integrem na sociedade, para que ela conheça a sua situação econômica, financeira e patrimonial, possibilitando que o mundo dos negócios seja operado. É através da Contabilidade que se apuram custos, despesas, receitas, ativo, passivo, PIB, arrecadação de tributos, etc. Além disso, é ela que apura lucros ou prejuízos, que fornece subsídios para que as empresas prosperem com segurança. Quando há problemas, é a Contabilidade que acena com as soluções.

Observou ainda que Dagostim revela que “é por isso que se diz que a Contabilidade é uma profissão de interesse social. A pessoa jurídica não pertence aos seus donos, mas ao meio onde está instalada, ou seja, à sociedade, porque é a pessoa jurídica que gera emprego, que paga tributos, que arrecada e aplica recursos, enfim, que produz. É a pessoa jurídica que faz com que o Município, o Estado e o País tenham vida. Imagine o que seria do País se os seus governantes não tivessem acesso às informações das pessoas que produzem riquezas. É através da Contabilidade que o governo mapeia a economia para saber em que setor há mais ou menos produção, onde cresceu e produziu mais (ou menos), que região precisa deste ou daquele incentivo. Nesse contexto, a Contabilidade é guardiã da riqueza nacional, protegendo-a em prol de uma sociedade mais estável econômica e financeiramente”, comentou.

“Obrigado aos contabilistas por seus papéis insubstituíveis, que dão transparência as instituições públicas. Pois assimilam os novos conceitos e técnicas e possuem coragem de mudar, voltar e continuar crescendo.  Vocês merecem comemorar seu dia com alegria e esperança”, concluiu o vereador Dr. Porto.

Em seguida, foi feita a entrega de um certificado ao CRC pela data comemorativa pelo vereador Dr. Porto, à presidente da entidade Clara Germano Rocha. Em suas palavras, ela agradeceu a Câmara pela homenagem e em especial ao vereador Dr. Porto pela iniciativa. Clara destacou que o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará congrega 27.000 profissionais no estado. “Devemos mostrar à sociedade que temos força, por nossa representatividade hoje. Este dia 25 será de comemoração, mas também de reflexão, sobre o que queremos para nossa classe e pra o nosso país. Precisamos falar mais como entidade e como profissionais. Não podemos nos omitir e só reclamar sem fazer nada para que a situação mude. O Conselho vem trabalhando com esse propósito, de termos uma entidade e filiados mais críticos e participantes das mudanças. Queremos ter vez e voz, principalmente nas casas legislativas, onde vemos devaneios sendo aprovados, por falta de um técnico que oriente melhor os legisladores. Estamos prontos, queremos participar! ”, destacou.

Em seguida, ela anunciou a entrega de placas comemorativas a três personalidades: a professora Sandra Maria Aguiar Figueiredo; o contabilista, José Arilo Carneiro Pereira e ao vereador Dr. Porto, que receberam as comendas das mãos de diretores do CRC. No final, Clara Germano disse que o CRC está preparando uma programação objetivando celebrar com muita alegria a data. As ações, segundo ela, se desenvolverão em Fortaleza e em todo o estado como forma de promover, divulgar, e dar visibilidade a classe contábil em seu processo de valorização.

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-realiza-sessao-solene-em-alusao-ao-dia-do-contabilista/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …