Fortaleza/CE: Raimundo Filho promove debate sobre o lixo em Fortaleza

Vereador é líder do PRTB na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Pelo tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 25, o vereador Raimundo Filho (PRTB) promoveu o debate sobre a questão do lixo na cidade de Fortaleza. O parlamentar destacou a importância da educação ambiental e ressaltou a necessidade de conscientização da população para o descarte correto e a reciclagem dos resíduos.

“Esse é um assunto que vem preocupando todos os moradores de Fortaleza. Gostaria de trazer o debate sobre a cidadania e consciência ambiental. O lixo é gerado por todos, portanto ele é um problema de todos. Sabemos que não dá para deixar de produzir lixo, mas temos como reaproveitar aqueles materiais que são recicláveis. A educação ambiental deve começar dentro de casa.”, destacou.

Segundo o vereador, é preciso que a população comece a separar seu lixo. “Na maioria das casas as pessoas não fazem a separação do lixo e tudo acaba sendo descartado no aterro sanitário, até mesmo aquele que é reciclável. Então precisamos disseminar a educação e a responsabilidade ambiental para que a população separe o seu lixo.”, frisou.

O parlamentar destacou que a Prefeitura de Fortaleza possui uma política de resíduos sólidos e vem desenvolvendo uma série de ações para resolver a problemática do lixo na cidade. “A prefeitura instaurou a coleta seletiva e criou programas de redução e aproveitamento através da reciclagem do lixo. A coleta é realizada pontualmente e diariamente sem falhar. Já temos 24 unidades de Ecoponto e 2 Ecopolos. Além disso temos a Operação Quintal Limpo, do programa Escola Coletora, a ampliação do programa Recicla Fortaleza, que oferece desconto na conta de luz e água, a capacitação dos professores da rede municipal com a Operação Limpa Brasil e o projeto Reciclando.”, elencou.

Em aparte, o líder do governo, vereador Ésio Feitosa (PPL), ressaltou a importância da fiscalização e informou que a prefeitura está com uma força tarefa com 500 fiscais. “Esse é um assunto que precisa ser tratado com clareza e a prefeitura vem também ampliando a fiscalização para penalizar os grandes geradores, que desrespeitam a lei de resíduos sólidos.”, ressaltou.

Raimundo Filho reforçou a necessidade de conscientização da população no descarte correto e na reciclagem do seu lixo. “Toda mudança só é verdadeira se começar de dentro, portanto a população tem que fazer a sua parte e contribuir com a reciclagem do lixo e preservação do meio ambiente.”, pontuou.

 

Assessoria de Imprensa
Anna Regadas
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmfoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor/

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/raimundo-filho-promove-debate-sobre-o-lixo-em-fortaleza/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …