TSE empossa Alexandre de Moraes como ministro substituto nesta terça-feira (25) — Tribunal Superior Eleitoral

Na noite desta terça-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes tomará posse como substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma das três vagas destinadas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ocupará a cadeira deixada pelo ministro Teori Zavascki, falecido em janeiro deste ano.

A cerimônia será no gabinete da Presidência, às 18h30, quando o novo ministro vai ler e assinar o termo de posse na presença do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, bem como dos demais componentes da Corte.

O nome de Alexandre de Moraes foi definido pelo Plenário do STF no último dia 5 de abril. Conforme prevê a Constituição Federal, o TSE é composto por no mínimo sete ministros, sendo três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas, nomeados pelo presidente da República dentre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, a partir de lista tríplice indicada pelo STF. Além dos sete titulares, são escolhidos sete substitutos, que participam da sessão caso o titular não possa comparecer ou se declare impedido para determinado julgamento.

Perfil

Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP/1990), onde obteve doutorado em Direito do Estado e livre-docência em Direito Constitucional. É professor associado da Faculdade de Direito da USP e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

No biênio 2005-2007 foi nomeado para a primeira composição do Conselho Nacional de Justiça. Ele foi secretário de Justiça do Estado de São Paulo em dois períodos, de 2002 a 2005, e de janeiro de 2015 a maio de 2016, quando passou a ocupar o cargo de ministro da Justiça, no qual ficou até 22 de fevereiro de 2017, quando foi nomeado ao STF pelo presidente da República, Michel Temer.

CM/GA

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Abril/tse-empossa-alexandre-de-moraes-como-ministro-substituto-nesta-terca-feira-25.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Por meio de resoluções, TSE orienta serviços internos e regulamenta a legislação — Tribunal Superior Eleitoral

A principal função da Justiça Eleitoral (JE) é cuidar da organização das eleições e trabalhar …