Curitiba/PR: Greca negocia financiamentos para Linha Verde, Vale do Pinhão e Conectora 3

Em reunião com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) nesta terça-feira (25/04), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o prefeito Rafael Greca incluiu na pauta a viabilização de financiamentos para a finalização da Linha Verde e para os projetos do Vale do Pinhão e da Conectora 3, que fazem parte do plano de governo.

“Primeiro temos que terminar o que já começou, retomando o padrão que Curitiba já teve de finalizar as obras. Depois, seguimos para o Vale do Pinhão e à Conectora 3”, disse o prefeito aos integrantes da comitiva da instituição financeira, que fizeram uma visita técnica à cidade.

Greca explicou que Curitiba passa por um momento de ajuste fiscal para a recuperação da capacidade de investimentos. A comitiva da AFD conheceu os detalhes dos projetos do Vale do Pinhão e da Conectora 3 e da integração destes projetos à Linha Verde. “Temos o compromisso de fazer pelo menos seis transposições na Linha Verde de forma a facilitar os deslocamentos para que a cidade se integre plenamente à via”, disse Greca.

O prefeito dará continuidade às tratativas de financiamentos com recursos da AFD para Curitiba em encontro com o embaixador da França, Laurent Bili, em Brasília, nesta quinta-feira (27/04). Também está na pauta a formalização da participação de Curitiba no projeto MobiliseYour City, de mobilidade urbana sustentável. Os integrantes da agência francesa participarão da reunião na capital federal.

Dez anos

Em 2017, a AFD completa dez anos de parceria com Curitiba com o financiamento de parte das obras da Linha Verde, no trecho norte, entre outros projetos. Curitiba é a primeira experiência de financiamentos de projetos urbanos da Agência Francesa, o que fez com que a instituição financeira abrisse o campo de investimentos em toda a América Latina.

“Curitiba foi nossa primeira aplicação na escala de cidade. O histórico de reflexão de Curitiba é uma excelente forma de apresentar agência no contexto latino-americano”, disse a diretora adjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe, Laurence Rouget-Le Clech.

Segundo Laurence, a agência irá estudar as possibilidades de financiamento para finalizar a Linha Verde e fazer com que o projeto represente a possibilidade de transição e seja integrado à proposta de fomento à inovação pelo Vale do Pinhão. “O trabalho consiste em transformar a Linha Verde em um eixo de conexão e trazer consigo um novo projeto.”

O diretor adjunto da AFD em Brasília, David Willecomme, disse que será feita uma avaliação geral dos projetos de Curitiba, mas confirmou o interesse da instituição no projeto do Vale do Pinhão. “A agência tem interesse no apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias. Podemos estudar a possibilidades de financiamento do projeto do Vale do Pinhão em escala global ou de alguns dos componentes do projeto, como por exemplo um parque tecnológico, sistema de transporte ou parte da Linha Verde”, explicou.

Visita técnica

A comitiva da AFD foi composta por Anne Odic, responsável pela Divisão Governos Locais e Desenvolvimento Urbano; Clémentine Dardy, chefe de projetos da Divisão Governos Locais e Desenvolvimento Urbano; Laurence Rouget-Le Clech, diretora adjunta do Departamento América Latina e Caribe; Delphine Falchier e David Willecomme, diretor Adjunto da AFD – Brasília.  

Por parte da Prefeitura participaram o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, e os secretários do Governo, Luiz Fernando Jamur, e de Finanças, Vitor Puppi, o assessor de Relações Internacionais do município, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert e o corpo técnico do instituto.

Após o encontro no Ippuc, os representantes da AFD visitaram o Engenho da Inovação, onde se encontraram com o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, com diretor do projeto Vale do Pinhão, Tiago Francisco da Silva, e também com o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza. Eles também percorreram um trecho da Linha Verde até o encontro da avenida com a Conectora 3, na Avenida Wenceslau Braz.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/greca-negocia-financiamentos-para-linha-verde-vale-do-pinhao-e-conectora-3/41931.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …