Admar Gonzaga toma posse como ministro efetivo do TSE — Tribunal Superior Eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, empossou nesta quinta-feira (27) Admar Gonzaga Neto como ministro efetivo da Corte na classe dos advogados para o biênio de 2017 a 2019. Como, tradicionalmente, não há discursos nesse tipo de solenidade, o presidente, em nome dos demais ministros da Casa, cumprimentou Admar Gonzaga pela posse no cargo como ministro efetivo.

“Todos que temos tido a satisfação de conviver com sua Excelência sabemos de sua ampla e sólida experiência na esfera do direito eleitoral, como jurista, professor e magistrado”, disse Gilmar Mendes.

Admar Gonzaga era ministro substituto do TSE desde 25 de junho de 2013, tendo sido reconduzido uma vez ao cargo. Após a solenidade, Admar recebeu os cumprimentos de autoridades do Judiciário, do Executivo, do Legislativo, de integrantes do Ministério Público, advogados e servidores do TSE no Salão Nobre da Corte.

Perfil 

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Admar Gonzaga Neto atua na especialidade eleitoral desde 1993. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). Ele é autor de livros e manuais de Direito Eleitoral. O ministro também é professor de cursos e palestrante de eventos de estudos sobre a matéria. 

Composição 

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo que três ministros efetivos são provenientes do Supremo Tribunal Federal, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são da classe dos advogados. Cada um desses últimos nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF. 

BB/RC

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Abril/admar-gonzaga-toma-posse-como-ministro-efetivo-do-tse.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …