Curitiba/PR: Conservatório de MPB tem chorinho de quinta-feira a sábado

Nesta quinta-feira (27/04), às 17h, no Conservatório de Música Popular Brasileira, tem Roda de Choro com Julião Boêmio, Lucas Mello e convidados. O encontro dos “chorões” começa às 17h.

Esta é mais uma das atrações do Mês do Choro, estilo musical brasileiro que surgiu no Rio de Janeiro, há mais de 100 anos. A comemoração é uma homenagem ao compositor, arranjador, instrumentista e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, autor de Carinhoso, que nasceu em abril de 1897. 

Outros encontros de “chorões” acontecem até o fim do mês. Nesta sexta-feira (28/04), também no Conservatório de MPB, o Conjunto Choro e Seresta homenageia o músico curitibano Wilson Moreira, um dos chorões mais conhecidos de Curitiba, que morreu em fevereiro deste ano. No sábado (30/04), a Orquestra à Base de Corda faz uma homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga.

Improvisação

Também conhecido por chorinho, o ritmo permite a improvisação de vários instrumentistas e pode ser tocado por instrumentos de sopro, corda ou percussão. O nome se dá porque a música transmite a sensação de choro ou lamento quando executada.

Ente as composições mais conhecidas do chorinho estão Tico-tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Carinhoso composto por Pixinguinha em 1916, com letra foi escrita somente em 1936 por Braguinha,  Pedacinhos do Céu, composto por Waldir Azevedo, em 1968, para homenagear as duas filhas. De Jacob do Bandolin são as composições Flor Amorosa e Noites Cariocas, Ernesto Nazareth compôs Apanhei-te Cavaquinho e Cavaquinho, por que Choras.

 

Programação da semana:

Roda de Choro com Julião Boêmio, Lucas Mello e convidados

Quinta-feira (27), 17 horas

Auditório do Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Entrada franca

 

Homenagem a Wilson Moreira com Conjunto Choro e Seresta

Sexta-feira (28), 19 horas

Auditório do Conservatório de MPB ((Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Entrada franca

 

Orquestra à Base de Corda: 170 anos de Chiquinha Gonzaga

Sábado (29), às 12h

Conservatório de MPB, Praça Jacob do Bandolim (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Entrada franca

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/conservatorio-de-mpb-tem-chorinho-de-quinta-feira-a-sabado/41945.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …