Curitiba/PR: Famílias comparecem à Cohab para adquirir apartamentos em Araucária

Começou nesta segunda-feira (24/04) uma série de reuniões com inscritos na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para aquisição de apartamentos no município de Araucária. Foram convocados 1.462 inscritos com renda mensal entre R$ 1.601 e R$ 3.600 (faixa 2 do programa Minha Casa Minha Vida). As reuniões para explicar as condições de financiamento acontecem diariamente até a quinta-feira (27/04). Veja a lista de convocados.

Os convocados para as reuniões programadas para o dia 28 deverão comparecer à Cohab no dia 10/05, no mesmo horário que estava previsto para esta sexta-feira.

As unidades ofertadas fazem parte do residencial Canadá, localizado na rua Yoshiaki Nagano, no bairro Capela Velha. Os apartamentos têm 42 metros quadrados de área, dois dormitórios, sala, cozinha e lavanderia. O conjunto conta com estacionamento, área de lazer e salão de festas com churrasqueira.

O jovem casal Eduardo Augusto e Valeriana, ambos de 21 anos, compareceram ao primeiro dia de reuniões. Ele, que é militar, e ela, vigilante, saíram empolgados com a possibilidade de adquirir o primeiro imóvel próprio. Atualmente cada um mora com a própria família.

“Nós já conhecemos a região e achamos as condições interessantes. Vamos agendar entrega da documentação para simular um financiamento e depois é torcer para ser aprovado”, diz ele. “Estamos confiantes, é uma alegria muito grande poder realizar o sonho da casa própria ainda jovens”, completa ela.

Parcerias

O atendimento à fila de inscritos com imóveis na região metropolitana funciona através de parcerias com a iniciativa privada. A Cohab participa da fase de comercialização das unidades, com a identificação da demanda, convocação das famílias, apoio no processo de contratação do financiamento e entrega das unidades.

Ao final das reuniões, os interessados agendam a data para entrega da documentação necessária para aprovação do financiamento. Como os imóveis não ficam em Curitiba, a Cohab não aplicará a instrução normativa que leva para o final da fila os inscritos que recusam convocações. Para oferta de imóveis em Curitiba, os convocados que recusam tem a inscrição cancelada e um novo número é gerado, iniciando novamente a contagem do tempo de espera para uma nova chamada.

O prefeito Rafael Greca destaca a ampliação da integração da capital com a região metropolitana. “Somos todos a grande Curitiba, por isso precisamos planejar as ações de maneira integrada. É uma determinação de minha gestão em todas as áreas”, diz.

Para o presidente da Cohab, José Lupion Neto, as parcerias são uma forma de ampliar o atendimento. “Com a escassez de recursos federais para habitação popular, as parcerias configuram uma alternativa para garantir a casa própria para os inscritos em nossa fila de pretendentes”, afirma.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/familias-comparecem-a-cohab-para-adquirir-apartamentos-em-araucaria/41933.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …