Curitiba/PR: Crianças recebem 300 quimonos para atividades de judô no contraturno

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude promoveu nesta quinta-feira (27/04), no Centro de Esporte e Lazer Xaxim, um grande festival de judô para entrega de 300 quimonos a crianças e adolescentes participantes das atividades de contraturno escolar do programa Escola+Esporte=10. Os materiais foram doados pela Federação Paranaense de Judô e Associação Batista de Ação Social (Abasc).

“Essa ação mostra mais uma vez a importância do diálogo e da parceria entre poder público, entidades e federações, fortalecendo nossas atividades e permitindo melhores condições para que as crianças e adolescentes se desenvolvam por meio do esporte”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Os materiais serão distribuídos entre as turmas de judô em nove núcleos regionais do município. As atividades promovidas pela Prefeitura nessa modalidade receberam uma grande ampliação este ano e atualmente atendem 1.159 crianças, sendo que em 2016 existiam apenas 120 vagas.

“O judô é uma atividade que promove a melhoria da qualidade de vida, incentiva práticas saudáveis e trabalha a disciplina e o respeito, ajudando no desenvolvimento cidadão dos jovens. Buscamos parcerias, promovemos capacitações e o resultado foi um grande aumento no número de vagas e participantes”, ressaltou Marcello Richa.

Um dos principais motivos para o aumento de vagas foi a parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que permitiu levar diversas atividades às escolas municipais. “O esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento cidadão das crianças e adolescentes. Em conjunto com a Smelj, conseguimos ampliar as vagas de contraturno e oferecer diferentes modalidades para as comunidades”, disse a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila.

Também prestigiaram o evento o presidente da Federação Paranaense de Judô, Luiz Iwashita, e o representante da Abasc, pastor Anderson Varga.

Oportunidade

O pequeno André Ewert Sampaio, de oito anos, assistiu empolgado às apresentações de judô ao lado da irmã e não escondeu a ansiedade de usar o novo material. “Eu adoro praticar judô e quero ficar tão bom quanto os professores.”

A mãe de André, Ingrid, destacou que o esporte mudou a vida dos filhos. “Tenho três filhos no judô e dois na natação. Além de se divertirem com as atividades, foi nítida a melhoria de disciplina, atenção e convívio social. Aconselho a todos a conhecerem as atividades e levarem seus filhos para algumas aulas.”

Para fortalecer ainda mais as atividades de judô no município, a Prefeitura já programou a realização de um grande Festival de Judô no Ginásio do Tarumã no dia 21 de maio. O evento acontecerá em conjunto com o Campeonato Paranaense de Judô e deve reunir aproximadamente 1.500 pessoas.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/criancas-recebem-300-quimonos-para-atividades-de-judo-no-contraturno/41961.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …