Curitiba/PR: Curitiba atinge 44% da meta da vacinação contra a gripe

A meta de vacinar 90% da população vulnerável ao vírus da gripe chegou a 44% em Curitiba, com 178.644 imunizados em duas semanas da campanha. Dados divulgados nesta sexta-feira (28/04) pela Secretaria Municipal da Saúde informam que os idosos foram os que mais compareceram aos postos de saúde para receber a dose contra a doença, mas foram as puérperas (mães até 45 dias depois do parto) que mais se aproximaram da meta.

Da população de idosos, estimada em 200.899, foram vacinadas 107.017 pessoas (53,3%); das 3.060 puérperas, 2.389 (78,1%) procuraram os postos de saúde. Também tomaram a vacina 23.853 crianças (23,5%) e 5.460 gestantes (29,3%). Profissionais da saúde foram 11.050, dos 53.072 (20,8%), e professores 9.911. As pessoas com doenças pré-existentes com indicação para a vacina foram 18.262

A vacinação continua até 26 de maio e, para o dia 13 de maio, um sábado, está marcada a mobilização nacional. A vacina desta campanha é trivalente, com componentes dos vírus H1N1, H3N2 e B. As doses estarão disponíveis nos postos de saúde para pessoas mais suscetíveis a desenvolver complicações devido ao vírus. A vacina estará disponível para os seguintes grupos:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias);

Gestantes;

Puérperas (até 45 dias após o parto);

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas;

População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional;

Trabalhadores da saúde;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

Professores das escolas públicas e privadas.

Cuidados

Porém, mesmo estando em um dos grupos, o Ministério da Saúde orienta as pessoas que tomaram vacina da dengue a esperar 30 dias para se imunizar contra a gripe. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Reações anafiláticas em doses anteriores também contraindicam as doses subsequentes.

Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina manifestações da doença. Em caso de ocorrência da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune que leva à inflamação dos nervos, no período de até seis semanas após uma dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre o benefício e risco da vacina antes da administração de nova dose.

Pneumonia

A vacina da gripe não tem relação com a da pneumonia. O Ministério da Saúde libera aos estados dois tipos de vacina Pn23, para adultos, e Pn10, para crianças. Os adultos só podem se vacinar contra a pneumonia com prescrição médica, desde que apresentem quadros de imunossupressão ou outra doença crônica, conforme o Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, editado pelo Ministério. Portanto, a imunização contra pneumonia não é feita indiscriminadamente, junto com a da gripe.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-atinge-44-da-meta-da-vacinacao-contra-a-gripe/41979.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …