Curitiba/PR: Ciclovias terão nova iluminação. Obras na Linha Verde evoluem

A obras da Linha Verde Norte avançam em três diferentes frentes de trabalho. Os investimentos vêm de recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) emitidos pela Prefeitura.

O estreitamento dos laços com a AFD fez parte da agenda do prefeito Rafael Greca nesta semana. Ele também se encontrou com o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, para discutir novas possibilidades de parceria. Uma delas é integração de Curitiba ao programa da União Europeia Mobilise Your City, que apoia governos locais na implantação de sistemas da mobilidade urbana sustentáveis.

Greca também assinou a ordem de serviço para a instalação de cerca de mil novos postes baixos com luminárias de LED nas ciclovias de Curitiba, que garantem iluminação mais eficiente e econômica.

Veja os principais destaques da semana de 24 a 28 de abril da gestão municipal.

Segunda-feira
Plano de Recuperação

O presidente do Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), José Luiz Costa Taborda Rauen, se reuniu com superintendentes, diretores e supervisores da Fundação de Ação Social (FAS) para apresentar dois projetos que integram o Plano de Recuperação de Curitiba. O primeiro deles é de saneamento do instituto. O segundo cria o regime de previdência complementar para os servidores. Ambos tramitam na Câmara Municipal desde 28 de março.

 

Terça-feira
Iluminação verde pela segurança no trabalho

A estufa do Jardim Botânico de Curitiba teve iluminação especial nesta semana. O espaço ganhou luzes na cor verde para lembrar o Abril Verde, movimento que integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho.

Obras na Linha Verde Norte

As obras na Linha Verde Norte avançam com três frentes de trabalhos diferentes. Nas proximidades da Rua Fagundes Varela, no Bacacheri, máquinas trabalham na escavação do antigo canteiro central, que será transformado em mais uma via exclusiva do transporte coletivo, com linhas do ônibus Ligeirão.

Também estão em execução as obras de alargamento da ponte sobre o Rio Bacacheri e a construção da trincheira que ligará as ruas Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, e Fulvio José Alice, no Bairro Alto.

Iluminação econômica e eficiente nas ciclovias

O prefeito Rafael Greca assinou a ordem de serviço para um investimento de R$ 2,3 milhões na iluminação pública das ciclovias de Curitiba. Serão instalados cerca de mil novos postes baixos com luminárias de LED, que garantem iluminação mais eficiente e econômica. As obras serão feitas em dois lotes, abrangendo 18,5 quilômetros de ciclovias localizadas na Linha Verde Sul, do Parque São Lourenço ao Passeio Público e das ruas Aluízio Finzeto, João Negrão, Conselheiro Laurindo, Alexandre Gutierrez e Alferes Poli.

A Prefeitura concluiu a recuperação de um trecho da ciclovia às margens do Rio Belém, próximo ao Parque São Lourenço, que colocava em risco os usuários. A ciclovia às margens do Rio Belém ficou comprometida por um ano devido ao deslizamento de terra.

 

Quarta-feira
Financiamentos para Linha Verde, Vale do Pinhão e Conectora 3

Em reunião com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o prefeito Rafael Greca incluiu na pauta a viabilização de financiamentos para a finalização da Linha Verde e para os projetos do Vale do Pinhão e da Conectora 3, que fazem parte do plano de governo. Greca explicou que Curitiba passa por um momento de ajuste fiscal para a recuperação da capacidade de investimentos. A comitiva da AFD conheceu os detalhes dos projetos do Vale do Pinhão e da Conectora 3 e da integração destes projetos à Linha Verde.

O prefeito deu continuidade às tratativas de financiamentos com recursos da AFD para Curitiba em encontro com o embaixador da França, Laurent Bili, em Brasília.

Projetos em todas as regionais

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) tem mais de uma dezena de projetos e estudos em andamento determinados pelo prefeito Rafael Greca, a partir das visitas técnicas às administrações regionais. Nove das dez regionais da cidade já foram visitadas pelo prefeito e equipe técnica. O roteiro começou em 27 de janeiro, no Tatuquara, e seguiu por Boa Vista, Cajuru, Santa Felicidade, Portão, CIC, Boqueirão, Bairro Novo e Matriz.

A próxima a ser visitada será a Regional Pinheirinho, com data a ser definida.

 

Quinta-feira
Ajuste no trajeto da linha Porto Belo

Os ônibus da linha Porto Belo, entre os bairros Fazendinha e CIC, circularão nos dois sentidos da rua Elias Karam. O ajuste feito pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) passa a valer a partir do sábado (29/04) e foi solicitado pela comunidade em audiência pública da Prefeitura na Regional Portão, em 12 de abril.

Mobilidade urbana sustentável

Curitiba é uma das cidades brasileiras candidatas a integrar o programa Mobilise Your City, da União Europeia. O prefeito Rafael Greca assinou um termo de compromisso para a candidatura na Embaixada da França, em Brasília.

A Mobilise Your City apoia os governos locais nos países em desenvolvimento para planejar a mobilidade urbana sustentável, a fim de desenvolver cidades mais inclusivas, viáveis e economicamente eficientes e reduzir as emissões de poluentes. Com o apoio de uma coalizão de parceiros internacionais, o programa fornece um quadro metodológico, de capacitação e assistência técnica e facilita o acesso ao financiamento nos níveis local e nacional.

 

Sexta-feira
Obras na Raul Pompeia e acesso à trincheira do Ceasa

O vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, vistoriou as obras da revitalização da Rua Raul Pompéia, das alças de acesso à trincheira do Ceasa e acompanhou o início dos trabalhos de iluminação pública das ciclovias de Curitiba. Pimentel citou ainda outras obras retomadas pela gestão como a pavimentação da marginal da BR-277, da Linha Verde Norte e o início da revitalização da Avenida Manoel Ribas. Pimentel também passou pelas obras do CMEI Vila Verde II, próximo à Rua Antônia Molina Bella, na CIC. Cerca de 90% da construção está concluída. A Raul Pompéia passou por uma revitalização e modernização desde o Terminal da Fazendinha. Agora, está sendo executada a parte final da obra. São cerca de 300 metros entre a Rua José Batista dos Santos e a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A previsão de conclusão dos trabalhos é até o fim deste ano.

As obras das alças de acesso à trincheira do Ceasa estão bem avançadas e a expectativa da Prefeitura é concluí-las até o fim do ano. Nesta sexta-feira foram iniciados os trabalhos para implantar asfalto na rua Hasdrubal Bellegard, embaixo da trincheira, na CIC. Esta é uma importante intervenção viária que vai melhorar as condições de mobilidade na região Sul da cidade.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/ciclovias-terao-nova-iluminacao-obras-na-linha-verde-evoluem/41964.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …