Curitiba/PR: Estudantes de escola municipal plantam mudas às margens de rio

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Dario Vellozo ajudaram a plantar cem mudas de árvores nativas às margens do Rio Barigui e de um de seus canais na Vila Harmonia, na CIC. A ação desta quinta-feira (27/04) faz parte de um projeto da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com a Regional CIC, com o objetivo de promover a limpeza e recuperar a área.

Orientados pelo biólogo Leandro de Pol Fernandes, da Educação Ambiental, as crianças do contraturno do segundo, terceiro e quarto anos aprenderam a maneira correta de plantar e que espécies plantaram. “As crianças precisam de conscientização ambiental e esse é um exemplo de que eles podem ser agentes transformadores da sociedade”, avaliou o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji, que acompanhou a atividade.

A turma recebeu o certificado Amigo da Natureza, do projeto Adote uma Árvore. “Quero plantar muito mais árvores, é legal”, anunciou o aluno Tayler Lopes da Luz, de 8 anos. Estudante do terceiro ano, ele ainda falou da importância das árvores para preservar o rio. A aluna Raquel Pereira de Oliveira, de 7 anos, também do terceiro ano, lembrou que as árvores fornecem oxigênio para o planeta. “Ter mais árvores e um rio limpo é melhor para a natureza”, disse a menina.

As mudas de árvores nativas foram fornecidas pelo Horto Municipal da Barreirinha, do Departamento de Produção Vegetal. Antes do plantio, o Departamento de Limpeza Pública promoveu um mutirão de retirada de entulhos. “Mas o trabalho que vem vendo feito pela Secretaria do Meio Ambiente aqui já ajudou a diminuir muito o lixo e a consciência da população para manter o rio limpo”, contou o presidente da Associação de Moradores da Vila Harmonia, Claudemir de Ávila.

Trabalho contínuo

O projeto é uma continuação da ação que aconteceu no início de abril, quando moradores voluntários das associações das vilas Harmonia e Nossa Senhora Aparecida plantaram 150 mudas às margens do rio, ao longo do Parque Mané Garrincha. O objetivo era o de sensibilizar a comunidade para o cuidado com as Áreas de Preservação Permanente (APPs), na Bacia do Rio Barigui.

Na ocasião, foram retirados, também com a ajuda dos voluntários, quatro caminhões com entulhos que estavam nas margens do rio. Foram instaladas placas proibitivas, avisando sobre as sanções para o despejo irregular de lixo e entulhos.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-de-escola-municipal-plantam-mudas-as-margens-de-rio/41956.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …