Curitiba/PR: FAS leva mil crianças a espetáculo de Pequeno Grande Encontro

A semana que passou foi especial para mais de mil crianças e adolescentes que são atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba. De segunda (24/04) a sexta-feira (28/04) eles assistiram a quatro espetáculos apresentados durante o 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de todas as Idades, que está sendo promovido pela Cia. do Abração, nos auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha) e no Glauco Flores de Sábrito (Miniauditório Guaíra), em Curitiba.

A participação dos meninos e meninas nas apresentações, que são gratuitas e abertas à população, foi resultado de uma parceria entre o grupo de teatro e a FAS com o objetivo de ofertar atividades culturais aos grupos. “Foi uma oportunidade maravilhosa que garantiu às crianças e aos adolescentes o contato com o teatro, uma experiência importante de lazer, mas também de integração social”, disse a presidente da FAS, Larissa Tissot que assistiu à apresentação da peça O Mágico de Oss, nesta sexta-feira, no Guairinha. 

Ela acompanhou um grupo de adolescentes, a maioria deles que cumpre medida socioeducativa, e é atendido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Cajuru, equipamento da FAS responsável pelo acompanhamento de indivíduos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e tiveram direitos violados. 

O grupo foi recebido pela diretora da Cia. do Abração, Letícia Guimarães, que explicou que o evento tem o objetivo de voltar à atenção ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral; disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento”, disse. 

 

Oportunidade

Além das crianças e adolescentes da FAS, o 8º Pequeno Grande Encontro de Teatro atendeu estudantes de escolas públicas. A previsão é que aproximadamente 10 mil pessoas assistam às apresentações, que seguem até este domingo (30/04). 

Para muitos dos presentes foi a estreia num teatro. Foi o caso de Jonathan W. C., 15 anos, que mora no bairro Cajuru e resolveu pegar uma carona com o grupo da FAS para assistir a peça O Mágico de Oss. “Gostei muito”, disse o estudante. 

P.A., 19 anos, também foi um estreante na plateia e disse que se divertiu muito com a peça. “Gostei tanto que pretendo trazer minha filhinha, que tem 3 anos, neste fim de semana”, contou. 

Curitiba amanheceu sem ônibus, em função da greve geral realizada nesta sexta-feira em todo o país, mas isso não impediu que D.E.T., de 17 anos, fosse ao teatro. “Levantei às 7 horas e vim a pé do bairro Boa Vista até o centro da cidade, tudo para não perder a apresentação”, contou o adolescente. T. contou que gosta muito de teatro e até já participou de um curso na área. 

Além dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, assistiram às apresentações crianças e adolescentes atendidos nas unidades de acolhimento institucional e de acolhimento familiar coordenadas pela FAS. Durante toda a semana, a fundação providenciou o transporte até o teatro.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fas-leva-mil-criancas-a-espetaculo-de-pequeno-grande-encontro/41980.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …