Curitiba/PR: Prefeitura faz nova pavimentação nas obras da trincheira da Ceasa

As obras de construção das alças de acesso da trincheira das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) atingiram mais uma importante etapa. As equipes contratadas pela Prefeitura fizeram a pavimentação de parte da Rua Hasdrubal Bellegard, na CIC, que fica embaixo da trincheira.

Ao longo de 170 metros foi colocada a primeira camada de pavimentação, cerca de 500 toneladas de asfalto, que correspondem a quatro mil metros quadrados de pavimentação. Além do asfalto, já foi construído o canteiro central, onde haverá paisagismo embaixo da trincheira.

Todo o canteiro de obras na região teve um grande avanço neste mês de abril. Estão em andamento a construção de calçadas, meios-fios, drenagem, escavação, aterro e base para pavimentação. Ao todo são 35 funcionários trabalhando nesta etapa da obra.

Melhor mobilidade

A construção das quatro alças de acesso da trincheira da Ceasa foi retomada pela Prefeitura em janeiro. A obra vai melhorar a mobilidade na região sul de Curitiba e interligar os bairros CIC e Tatuquara por baixo da BR-116.

Os investimentos da Prefeitura são de R$ 10,6 milhões nas obras. Quando estiverem concluídas, as obras vão beneficiar diretamente 275 mil habitantes dos bairros CIC, Tatuquara e Umbará, além dos milhares de motoristas que circulam pela BR-116 e acessam a Ceasa todos os dias.

As obras estão nos dois lados da rodovia. No sentido Sul, os trabalhos se concentram em escavações, drenagem e aterros para construção de duas alças de acesso. A extensão total da obra é de 1.165,12 metros e o prazo de conclusão é até o fim deste ano. Os trabalhos são coordenados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura.

Quando as alças estiverem concluídas, a trincheira vai permitir a ligação entre as ruas Hasdrubal Bellegard, na CIC, e Dílson Luís, no Tatuquara. Os motoristas vão poder cruzar por baixo da BR-116, sem interrupções. A trincheira também funcionará como uma opção de retorno quase em frente à Ceasa.

Atualmente, quem está na BR-116, no sentido Fazenda Rio Grande, precisa andar quase dois quilômetros para fazer o retorno e acessar à Ceasa. A trincheira vai acabar com este problema.

Estão em execução serviços de drenagem e reforço do solo, onde haverá pavimentação e aterros. O projeto também compreende a pavimentação das alças de acesso, muro de contenção, iluminação, calçadas, rampas de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, sinalização horizontal e vertical, além de paisagismo.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-faz-nova-pavimentacao-nas-obras-da-trincheira-da-ceasa/41977.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …