Curitiba/PR: Regional Matriz concentra maior número de ocorrências atendidas

A Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito divulgou nesta terça-feira (02/05) o Mapa do Crime na cidade. Composto por dados estatísticos e gráficos, o levantamento mostra as principais ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, assim como horários de maior incidência, percentual de prisões e flagrantes, as ocorrências em equipamentos municipais.

No período de janeiro a abril, o maior percentual de ocorrências foi atendido na Regional Matriz (22%), seguida das regionais Boqueirão (11%), Boa Vista (11%) e Bairro Novo (8%).

O bairro com maior número de ocorrências foi o Centro (1.131), seguido do Sítio Cercado (462) e da CIC (432). Os principais atendimentos da guarda são casos de Roubos e Danos ao Patrimônio Público (25%).

De janeiro a abril, a Guarda Municipal atendeu 6.781 ocorrências. Mais de 90% das ocorrências atendidas foram diurnas e houve aumento das prisões em flagrante – de 62% somente na Patrulha do Transporte Coletivo. 

Efetividade

O Mapa do Crime começou a ser desenvolvido em janeiro, já no primeiro dia da gestão do prefeito Rafael Greca. A ideia é qualificar as informações para a maior efetividade do patrulhamento preventivo e operações principalmente da Guarda Municipal e da Setran. 

“Os dados são apresentados aos inspetores chefes das regionais para cobrarmos resultados periodicamente.’, explicou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski.

Estes dados também serão integrados com os de municípios da Região Metropolitana que compõem o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais. 

Conselhos de segurança

Na última semana, a Secretaria da Defesa Social reuniu-se com representantes de 17 conselhos comunitários de segurança (Conseg) da cidade para apresentar o Mapa do Crime.

Os participantes do encontro discutiram medidas de apoio mútuo e a união de forças entre os moradores, o município e os organismos que integram o colegiado para prevenir a violência, desenvolver medidas que contribuam para o enfrentamento da criminalidade e para o aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança comunitária.

Para o coordenador técnico do Gabinete de Gestão Integrada, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, a reunião representou um avanço em todos os pontos discutidos. “Com a participação dos Conseg, a comunidade vai trazer demandas e anseios de segurança”, disse. Novos encontros com os Conseg serão feitos mensalmente.

Também participaram da reunião o superintendente da secretaria, Marcos Motta, o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso, o procurador da secretaria, Mauro Rocha, o ouvidor da Guarda Municipal, Augusto Muggiati, e os diretores da secretaria Cesar Sousa e Elcio Fuscolin.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/regional-matriz-concentra-maior-numero-de-ocorrencias-atendidas/41989.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …