Curitiba/PR: Crianças aprendem, na prática, conteúdos apresentados na sala de aula

Começou nesta quinta-feira (04/05), pelo Centro Histórico, a primeira atividade pedagógica extraescolar do programa Conhecimento em Linhas. É o Rotas do Conhecimento, que levou estudantes da Escola Municipal Lapa, do Boqueirão, para percorrer o circuito Memorial da Cidade, Museu de Arte Sacra, Casa Romário Martins e Praça do Relógio.

As visitas continuam nesta sexta-feira (05/05). Em duas horas de passeio, cerca de 120 meninas e meninos de turmas do 3º ano podem complementar o conhecimento que as professoras já exploraram em sala de aula e relacioná-lo a abordagens referentes à história do Brasil, arquitetura e música.

Os 29 primeiros estudantes, monitorados por duas professoras, fizeram o percurso nesta manhã. “O que eles estão vendo aqui é assunto do 3º ano até terminarem as aulas”, observou a professora regente, Ellen Borges Arendt.

Pela primeira vez

A Escola Municipal Lapa foi uma das 26 unidades da rede de ensino de Curitiba que se inscreveram para participar da Rota Memorial. A maioria das crianças nunca esteve no Centro de Curitiba. “O mundo deles, até agora, era o Zoológico e as pracinhas do bairro”, explicou a professora.

Foi o caso de Pedro Teclak Mendes e Maria Eduarda de Freitas, de 7 anos, que subiram lado a lado o calçadão de pedra que leva à praça do Relógio das Flores. Por usar cadeira de rodas, Pedro foi supervisionado o tempo todo por uma estagiária de inclusão. “É lá que fica o Cavalo Babão?”, perguntava a menina, referindo-se ao apelido da escultura situada na altura do Palacete Wolf.

O entorno da obra, que os dois só conheciam pela televisão e pelas informações da professora Ellen, foi o ponto escolhido para a hora do lanche trazido de casa. “Que coisa mais linda! São as sementes do amanhã?”, perguntou, admirada, a aposentada e voluntária Marlene Antônia de Jesus, que mora no Centro e viu o grupo passeando.

O lanche foi o único momento da atividade em que Ryan Fernandes dos Santos, de 8 anos, parou de interagir e fazer perguntas aos mediadores Felipe Tkac e Bruna Reis, que são acadêmicos de História. “Eu pergunto só porque eu quero saber”, explicou o menino.

“É muito bom sentir as crianças participando. Nosso objetivo foi elaborar com eles a construção da temporalidade, fazendo uma conexão entre passado e presente, e abordar as questões dos grupos sociais e do pertencimento à cidade como espaço acolhedor e cheio de referências”, resumiu Felipe.

Próximas rotas

A próxima edição do Rotas do Conhecimento – e que terá a participação de escolas diferentes – acontecerá na biblioteca temática Hideo Handa, na Praça do Japão, no Água Verde, em 24 de maio.

Cada nova Rota do Conhecimento é divulgada na página do programa, que está hospedado no portal Cidade do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação. A inscrição é on-line, também por meio da página do programa. Professoras interessadas na atividade programada para o fim do mês devem se inscrever até 11 de maio.

De acordo com as regras do programa, a pretensão da escola precisa estar embasada em conteúdos das diferentes áreas do conhecimento vistos em sala e o que será objeto da atividade extraescolar. “As unidades selecionadas recebem material pedagógico de apoio para subsidiar a aprendizagem prática. As apostilas são confeccionadas pela nossa equipe”, esclarece uma das coordenadoras do programa, Scheilla Maria Orlosqui.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/criancas-aprendem-na-pratica-conteudos-apresentados-na-sala-de-aula/42006.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …