OAB >> Mídia repercute posicionamento da OAB sobre competência do STJ julgar governadores

Brasília – A imprensa repercutiu nesta quinta-feira (04) as declarações do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, de que é do entendimento da entidade que a Constituição Federal é perfeitamente clara ao assinalar que é competência exclusiva do Superior Tribunal de Justiça (STJ) processar e julgar governadores de Estado, não podendo tal premissa ficar à mercê de aprovação legislativa.

Em reportagens veiculadas na coluna do jornalista Lauro Jardim de O Globo e nos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico, destacam ainda as 22 ADIs  propostas pelo Conselho Federal da OAB que questionam dispositivos de Constituições estaduais que versam sobre o tema.

Conforme Lamachia, “submeter a necessidade ou não da referida autorização ao crivo do Poder Legislativo estadual é postura que fere a Carta Magna, configurando usurpação de competência privativa da União Federal e afronta à legislação federal aplicável à espécie. A Ordem entende, ainda, que a conduta contraria os princípios constitucionais inerentes à República e ao regime de responsabilidade ao qual os agentes políticos se submetem”. 

O entendimento da OAB no âmbito da matéria é refletido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n. 4.777, na qual questiona dispositivos da Constituição Estadual da Bahia que condicionam o julgamento do governador pelo STJ à aprovação pela Câmara Legislativa do Estado. 

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55046/midia-repercute-posicionamento-da-oab-sobre-competencia-do-stj-julgar-governadores.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …