Na manhã desta sexta-feira (5), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou da inauguração de um posto da biometria que passará a funcionar na Prefeitura- Bairro Subúrbio-Ilhas, em Salvador (BA).
Em seu discurso, o ministro Gilmar destacou a dedicação de todas as autoridades locais para cumprir a meta de identificar os eleitores da cidade por meio da impressão digital na hora de votar. “Estamos certos de que teremos grande êxito e não tenho dúvida de que conseguiremos com o esforço que todos estão fazendo. Não contávamos com essa recepção calorosa e engajamento tão grande da comunidade e das autoridades”, pontuou.
A biometria, conforme definiu o próprio presidente do TSE nesta manhã, “contribui para eleições limpas, transparentes e seguras”, uma vez que elimina a possibilidade de uma pessoa se passar por outra na votação com o intuito de favorecer determinado candidato.
A parceria entre a Justiça Eleitoral e a Prefeitura de Salvador faz parte das estratégias adotadas pelo tribunal baiano para alcançar a meta de identificar pela biometria todo o eleitorado da capital do estado até 31 de janeiro de 2018. Em Salvador e em mais 51 cidades baianas, o recadastramento biométrico obrigatório está sendo realizado desde o mês de fevereiro.
Atualmente, dos 1.960.275 eleitores de Salvador, apenas 282.743 (14,42%) têm a digital cadastrada. Na Bahia, dos 10.608.252 de eleitores, apenas 1.762.930 (16,62%) já estão biometrizados.
CM/TC
Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Maio/presidente-do-tse-inaugura-posto-da-biometria-em-salvador-ba.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.