Curitiba/PR: Leitura em Movimento leva livro ao calçadão da Rua XV

Está se tornando parte da paisagem do calçadão da Rua XV, aos sábados, a barraca da Prefeitura que oferta livros ao público. Esse é o endereço do projeto Leitura em Movimento, iniciativa do programa Comunidade Escola, da Secretaria Municipal da Educação, criada para formar novos leitores e facilitar a vida de quem não pode adquirir exemplares nas livrarias.

 

O número de exemplares entregues está crescendo. Por isso, em vez de cem títulos, nesse sábado (06) as atendentes do projeto levaram para o Calçadão 150 exemplares de gêneros variados. O cozinheiro João Mayer foi um dos primeiros a chegar à barraca. Foi atraído por títulos que falavam da sua cidade natal, Paranaguá, mas acabou levando um livro do gênero policial. “Escolhi mais por causa da editora, que costuma publicar textos interessantes”, disse. A intenção inicial de João é devolver o livro na próxima semana.

 

Estudante da rede municipal de ensino, Isabela da Silva Carvalho, de apenas 7 anos, sentiu-se atraída por uma revista de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. “Eu gosto de ler e também coleciono”, disse, com aventuras antigas do personagem Cebolinha nas mãos. Isabela estava acompanhada pelos pais, Ricardo e Priscila. A mãe chegou a manusear um livro sobre História da Arquitetura mas não levou.

 

Leitores fiéis – Segundo a atendente Márcia Pinheiro Lima, técnica da unidade gestora do Comunidade Escola, nem só de pessoas que passam uma vez pela barraca se compõe a clientela do projeto. “Tem várias pessoas que vêm sempre, todo sábado, e a gente acaba fazendo amizade”, contou. Esses leitores, segundo Márcia, são moradores da região que aparecem não apenas para pegar outro exemplar. Algumas devolvem e outras, doam títulos para manter a ação ativa. Dos livros que chegam para serem doados, cerca de dez voltam para a Secretaria Municipal da Educação.

 

O projeto Leitura em Movimento funciona todos os sábados, das 9h às 14h, menos quando é feriado. A barraca fica a poucos metros da alameda Doutor Muricy e, além de distribuir, também arrecada livros. A última doação grande veio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, que conseguiu mais de 800 títulos entre participantes de corridas.

 

Os exemplares arrecadados são inspecionados, identificados com a etiqueta do Leitura em Movimento e agrupados segundo cada gênero. Há livros para todo tipo de leitor e de vários autores nacionais e estrangeiros. Para poder pegar algum deles, basta aparecer no local com vontade de ler e, depois, de fazer com que ele possa ser lido por mais pessoas.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/leitura-em-movimento-leva-livro-ao-calcadao-da-rua-xv/42033.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …