Curitiba/PR: Prefeitura conclui vistorias e podas de árvores em ruas no Uberaba

A primeira etapa dos trabalhos de vistoria, poda e limpeza de árvores em grandes avenidas e canteiros da cidade foi concluída nesta semana. Equipes da Prefeitura de Curitiba fizeram manutenção em mais de 300 árvores localizadas na Rua Capitão Leônidas Marques e Avenida Nossa Senhora de Lourdes, no Uberaba.

Neste trecho, dez árvores de pequeno e médio porte foram retiradas por apresentarem comprometimento fitossanitário, estrutural ou desvitalização.

Os serviços, que incluem o plantio de mudas, fazem parte de um programa que vai atingir outras 17 vias em diversos bairros da cidade. A duração prevista é de cinco meses. Entre os objetivos, está a remoção de galhos projetados para a via, que podem enganchar nos caminhões e ônibus.

São retirados também os galhos secos, as ervas de passarinho e outros agentes parasitas. Dessa forma, é possível minimizar os riscos de queda de galhos e árvores em dias de chuva e vento e os acidentes com a rede elétrica, além de melhorar a acessibilidade de pedestres.

Além das podas, as vistorias podem indicar a necessidade de remoção de árvores em risco de queda.

Todo o trabalho é acompanhado por fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fazem avaliação prévia de cada trecho. Em geral, há necessidade de se interromper uma faixa de trânsito.

Novas árvores

Os canteiros e passeios ganharam 207 novas mudas, escolhidas de acordo com a função e a localização. Próximo da academia ao ar livre, a ideia é proporcionar sombra futuramente. Foram plantadas aroeiras chorão, pau-brasil, ingás, vacuns, extremosas, ipês roxos, guaçatungas e dedaleiros.

A próxima via que deve receber as equipes será a Avenida Francisco H. dos Santos, também no Uberaba. Os serviços serão iniciados em breve.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-conclui-vistorias-e-podas-de-arvores-em-ruas-no-uberaba/42024.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …