Curitiba/PR: Servidores recebem treinamento sobre ergonomia

Representantes das secretarias municipais de Curitiba participaram na tarde desta sexta-feira (05) de um treinamento sobre ergonomia no trabalho, novas práticas e cuidados que devem ser observados no exercício diário das funções. Grande parte das secretarias já tem o seu Comitê de Ergonomia COERG formado e atuante, com grupos de 3 a 15 servidores cada.

A assistente administrativa do Centro de Especialidades Médicas da Regional Matriz, Joelma Rosa, destaca a importância do treinamento e atenção com a ergonomia no local de trabalho: “Estamos sempre nos atualizando com relação as questões de ergonomia, os equipamentos. Rotinas e funções mudam e é preciso estar atenta para que não haja prejuízos para a saúde no trabalho”, diz.

O treinamento foi ministrado pelo Dr. José Carlos Martins da Silva, coordenador técnico de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, para 35 servidores. No encontro foi apresentado a nova ficha de inspeção que os membros dos comitês irão aplicar nos locais de trabalho, como a avaliação da posição dos equipamentos, mesas, cadeiras, computadores, porta documentos, telefones e demais acessórios para executar o trabalho. Entre as principais ocorrências, destaque para os problemas relacionados a iluminação inadequada e o porta documentos em posição errada,  que podem ocasionar doenças relacionadas ao desempenho da função.

O coordenador de Saúde Ocupacional também ressaltou que não há idade para os distúrbios ossos-musculares, e que para evitá-los é preciso atenção. “O Programa de Ergonomia tem atividade constante, na prevenção, diagnóstico e correções das rotinas e ambientes de trabalho para proporcionar o melhor e mais saudável ambiente de trabalho”, comenta.

Após o treinamento desta sexta-feira, os comitês farão avaliação e pesquisa dos ambientes de trabalho das suas secretarias para identificar erros e propor melhorias caso seja preciso. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/servidores-recebem-treinamento-sobre-ergonomia/42030.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …