Curitiba/PR: Inscrição para curso de manipulação de alimentos começa na segunda-feira

Se você está desempregado ou quer sair da informalidade não pode perder esta oportunidade. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento abre na segunda-feira (08/05) as inscrições para 400 vagas do Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

Totalmente gratuito, o curso começa no dia 4 de julho e será realizado até dezembro nas dez regionais da Prefeitura, onde também deverão ser feitas as inscrições. São 40 vagas por regional.

Segundo Débora Raquel Ribas Sugai, diretora do Departamento de Educação Alimentar da secretaria, o curso é o primeiro passo para pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade iniciarem uma atividade profissional e, para quem está na informalidade, regularizar sua situação. “O certificado é aceito pela Vigilância Sanitária para a liberação da licença sanitária para manipuladores de alimentos, como doceiros, salgadeiros, vendedores de cachorro-quente, pipoca, pão e tapioca”, explica ela. “Além disso, quem quiser ser ambulante também precisa ter este tipo de curso para conseguir a liberação da Secretaria Municipal de Urbanismo.”

Podem fazer o curso pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) da Fundação de Ação Social (FAS); participantes de algum programa social; servidores e estagiários de estabelecimentos da Prefeitura indicados pela secretaria; membros de entidades indicadas pelo Conselho da Economia Solidária com cadastro no CadSol; membros de entidades sociais e ONGs, sem fins lucrativos, que atendam a população em situação de rua; e associados do sindicato dos ambulantes. “Uma novidade é que, a partir deste ano, as pessoas cadastradas no Armazém da Família, que podem ter renda familiar de até cinco salários mínimos, também poderão fazer o curso”, destaca ela.

Disciplinas

O curso tem duração de 12 horas, dividido em três dias, e os participantes irão aprender regras que ajudam a evitar ou reduzir os perigos ou a contaminação de alimentos. “O curso tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos de manipuladores de alimentos em legislações, doenças transmitidas (microbiologia e parasitologia), contaminantes alimentares, higiene, cuidados com matéria-prima (da aquisição até o armazenamento), controle de pragas, descarte do lixo e controle de qualidade da água”, explica Karin Flemming de Faria, nutricionista e responsável pelo curso.

Além disso, no último dia do curso, outros órgãos e secretárias da Prefeitura, como Vigilância Sanitária, Finanças, Urbanismo e Agência Curitiba, orientarão os participantes sobre fluxos, taxas, lista de exigências e formalização, inclusive, sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Karin alerta que nem todos os manipuladores de alimentos têm consciência do real perigo que a contaminação biológica representa, bem como evitá-la. “A falta de esclarecimentos entre as pessoas que lidam com alimentos contribui de forma significativa para a contaminação, sendo necessário adotar, nas capacitações, medidas sanitárias rigorosas com a manutenção de um padrão adequado de higiene dos indivíduos que trabalham em serviços de alimentação”, acrescenta a nutricionista.

Permissionários

A partir de segunda-feira, começa o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para os comerciantes dos estabelecimentos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (feiras, mercados, sacolões e varejão).

Voltadas principalmente a permissionários que precisam de atualização, obrigatória a cada dois anos, as aulas terão duração de oito horas (em dois dias) e serão realizadas no Mercado Municipal. “O participantes estão sendo indicados pela gerência de Controle de Qualidade da Secretaria”, salienta Karin.

Para os permissionários, os cursos ocorrerão sempre à tarde, das 13h às 17h, nos dias 8 e 15 de maio, 25 e 31 de julho, 18 e 25 de setembro e 20 e 27 de novembro.

 

Locais, datas e horários do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos:

Regional Boa Vista: 04, 11 e 18 de julho, das 12h às 16h

Regional Portão: 26 de julho e 2 e 9 de agosto, das 12h às 16h

Regional Pinheirinho: 1, 8 e 15 de agosto, das 9h às 13h

Regional Matriz: 15, 22 e 29 de agosto, das 12h às 16h

Regional Boqueirão: 29 de agosto e 5 e 12 de setembro, das 9h às 13h

Regional Bairro Novo: 12, 19 e 26 de setembro, das 9h às 13h

Regional Cajuru: 3, 10 e 17 de outubro, das 12h às 16h

Regional CIC: 17, 24 e 31 de outubro, das 9h às 13h

Regional Santa Felicidade: 7, 14 e 21 de novembro, das 12h às 16h

Regional Tatuquara: 21 e 28 de novembro e 5 de dezembro, das 9h às 13h

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/inscricao-para-curso-de-manipulacao-de-alimentos-comeca-na-segunda-feira/42014.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …