Curitiba/PR: Visita guiada ao Centro Histórico revela diversidade religiosa da cidade

A Secretaria Municipal da Educação abre inscrições para que profissionais aposentados da Prefeitura e pessoas da comunidade participem da visita orientada Na Trilha do Sagrado: Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba. As inscrições devem ser feitas até 22 de maio pelo e-mail: ensinoreligioso@sme.curitiba.pr.gov.br, informando nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato.

O percurso Na Trilha do Sagrado: Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba permite o aprendizado a respeito dos espaços urbanos, com ênfase na diversidade religiosa da cidade.

Esta será a primeira vez que o projeto, normalmente direcionado aos professores de Ensino Religioso, será aberto a outras pessoas da comunidade. A novidade atende aos pedidos que a Prefeitura recebeu desde a divulgação da primeira edição da Trilha do Sagrado, em abril. Haverá uma visita no período da tarde, no dia 26 de maio. Outra no período da manhã, no dia 10 de junho.

“A trilha revela a arquitetura religiosa, a história da chegada dos imigrantes e a diversidade, presentes no espaço urbano. Estes são alguns dos elementos que norteiam a visita”, explica Karin Willms, professora da rede municipal de ensino e integrante da equipe de currículo da Secretaria da Educação. 

O percurso começa na Catedral e segue passando pelos irôkos (árvores sagradas do Candomblé), a estátua do Cacique Tindiquera, as igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente, do Rosário, Luterana e São Vicente de Paulo, a Arquidiocese de Curitiba e a Mesquita Iman Ali Ibn Talib. O roteiro é o mesmo dos professores.

A caminhada tem um percurso de aproximadamente 1,2 km e duração de duas horas. As vagas são limitadas e o ponto de encontro é em frente à Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes.

Prazo 

As inscrições devem ser feitas até 22 de maio, para quem quiser acompanhar a trilha do dia 26 de maio, às 13h30. Quem preferir fazer o percurso no dia 10 de junho, às 9h, pode fazer a inscrição até 7 de junho. Neste caso, a visita será no período da manhã.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/visita-guiada-ao-centro-historico-revela-diversidade-religiosa-da-cidade/42042.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …