[Servio] Cidados tm acesso a dados do Cadastro nico na internet – Notcias – Prefeitura Municipal de Laguna

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou o Consulta Cidadão. A ferramenta, que possui o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, está disponível no site do órgão. 

Além disso, a novidade possibilita que as famílias visualizem e imprimam um resumo das suas informações cadastrais. Até então, para ter acesso a essas informações, era preciso ir pessoalmente até o setor responsável pelo cadastro nos municípios.

O Cadastro Único reúne dados de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. Para receber o benefício, é imprescindível manter o cadastro atualizado. Na nova página, as famílias poderão conferir, por exemplo, se estão ou não com as informações em dia.

Também será possível acessar individualmente informações como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família.

Ao final da consulta, os usuários poderão salvar e imprimir as informações, que servirão como comprovante de inscrição. O documento é exigido para ingresso em determinados programas sociais ofertados por Estados e municípios.

Além de facilitar a vida dos beneficiários, a iniciativa ajudará a reduzir a demanda de atendimento em âmbito local, permitindo que a estrutura do Cadastro Único nos municípios se dedique a outras atividades, como o processo de entrevista e cadastramento das famílias.

Rede Cadastro Único 

O MDSA também lançou a Rede Cadastro Único, que pretende melhorar a coordenação das políticas sociais do governo federal. A rede irá funcionar como um espaço de articulação entre os vários programas que utilizam o Cadastro Único para a seleção de famílias beneficiárias. 

A iniciativa prevê encontros presenciais entre gestores dos programas e um espaço virtual de interação. O objetivo é promover o uso adequado das informações e desenvolver soluções de atendimento que facilitem o acesso das famílias aos benefícios.

O que é Consulta Cidadão – Cadastro Único?

É um site que permite verificar se a pessoa está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecer alguns dados cadastrais e gerar um comprovante de cadastramento para impressão. Essa aplicação foi desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA.

Como acesso?

A Consulta Cidadão – Cadastro Único está disponível no portal do MDSA, faça seu acesso por meio do link:
http://www.mds.gov.br/consultacidadao

Como realizo a consulta?

Para consultar, informe os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME, lembrando que as informações devem estar iguais às que estão registradas no Cadastro Único. Preencha o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Em seguida, selecione o estado onde sua família está cadastrada, e, caso queira uma consulta mais rápida, selecione também seu município de cadastramento 

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MDSA

Fonte Oficial: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=10647.

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