Câmara Municipal de São Paulo Câmara aprova Conselho de Desestatização em 2ª votação

Por 35 votos a 7 foi aprovada a criação do Conselho de Desestatização

DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal aprovou em segunda votação, por 35 a 7, o substitutivo da bancada governista ao Projeto de Lei 240/2017 do Executivo, que cria o Conselho Municipal de Desestatização, além de estabelecer o Fundo Municipal de Desenvolvimento Social. A decisão ocorreu na sessão desta terça-feira (9/5). O texto vai para sanção do prefeito João Doria (PSDB).

O órgão ligado ao Executivo vai elaborar e gerenciar o Plano Municipal de Desestatização, programa que prioriza a criação de PPPs (Parcerias Público-Privadas), concessões e privatizações de equipamentos e espaços públicos. Ele conta com membros das secretarias municipais de Governo, Gestão, Fazenda, Relações Internacionais e Justiça.

Também foi incluída a participação dos secretários de Educação, Saúde e Transportes e Mobilidade para que eles decidam como usar o dinheiro do fundo.

“Eu acredito que nós encaminhamos e acabamos de aperfeiçoar esse projeto, que sem dúvida nenhuma, é um grande marco, um avanço para iniciarmos o programa municipal de desestatização”, afirmou o vereador Aurélio Nomura (PSDB), líder do governo na Casa.

O conselho tem o poder de decidir, por exemplo, o futuro dos 14 parques que serão destinados à iniciativa privada. O edital do chamamento vai ser lançado nesta quarta-feira (10/5). O órgão também vai decidir sobre a concessão do Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, e do Anhembi, na zona norte.

O líder da oposição, o vereador Antonio Donato (PT), criticou a formação do conselho. “É um conselho de secretários e sem a participação da sociedade civil”, disse. “Nem precisa de lei. Foi uma falha enorme desse governo, mostrando um caráter fechado, pouco aberto ao diálogo com a população.”

O PT apresentou uma emenda para incluir sindicatos, universidades e órgãos da sociedade civil no projeto, mas a proposta foi rejeitada.

Após a votação do projeto do Executivo, os vereadores também aprovaram o PL 216/2017, da Mesa Diretora, que prevê atualização monetária de 4,75% nos vencimentos dos servidores da Casa.

 

Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/camara-aprova-conselho-de-desestatizacao-em-2a-votacao/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …