Curitiba/PR: FCC abre inscrições para o Conselho Municipal da Cultura

Estão abertas até 19 de maio as inscrições para o Conselho Municipal da Cultura de Curitiba para o biênio 2017/2019. As eleições serão no dia 24 de maio e os procedimentos estão nos editais 019/2017 e 020/2017, disponíveis no site da Fundação Cultural (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/editais/)

O conselho participa da elaboração e fiscalização das políticas públicas de cultura e é constituído por 25 titulares e 25 suplentes. Nove vagas para titulares e nove para suplentes são reservadas aos da sociedade civil organizada. Para a comunidade artística e cultural são destinadas oito vagas para titulares e oito para suplentes. Os demais representantes são indicados pelo Poder Executivo e pela Câmara Municipal de Curitiba.

Requisitos

Na eleição de membros da sociedade civil, podem se candidatar cidadãos com idade mínima de 18 anos, que atuem na área cultural e sejam reconhecidos em suas comunidades como participantes, organizadores ou incentivadores da cultura.

Os candidatos devem comprovar a atuação em atividades culturais em pelo menos uma das seguintes áreas: artes cênicas, música, dança, artes visuais, audiovisual, literatura, patrimônio histórico, artístico e cultural e expressões culturais.

A inscrição desses candidatos deve ser feita nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba, junto às regionais do município. Cada regional elegerá um membro titular e um suplente.

Qualquer pessoa, com idade mínima de 16 anos, pode participar como eleitora, bastando apresentar, no dia da eleição, na regional onde reside, carteira de identidade e título de eleitor. O cadastramento, tanto dos candidatos como dos eleitores, só pode ser feito nas regionais onde se localizam suas respectivas residências ou domicílios.

Comunidade artística

O cadastramento das entidades eleitoras (pessoas jurídicas) e candidatos (pessoa física), representantes da comunidade artística e cultural, deve ser feito na Fundação Cultura de Curitiba (FCC), na Rua Engenheiros Rebouças, 1732, no bairro Rebouças.

Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e comprovar a atuação em atividades culturais em pelo menos uma das seguintes áreas:  artes cênicas, música, dança, artes visuais, audiovisual, literatura, patrimônio histórico, artístico e cultural e expressões culturais.

As organizações culturais precisam comprovar que desenvolvem atividades culturais há pelo menos um ano. Só podem participar entidades sem fins lucrativos, como sindicatos, associações, sociedades civis e entidades cujos objetivos sociais envolvam a representação de trabalhadores ou produtores do segmento cultural, ou que visem desenvolver, divulgar e apoiar a manifestação cultural. 

A votação para membros representantes da classe artística será na sede da União Paranaense dos Estudantes (UPE), na Rua João Manoel, 142, esquina com a Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no São Francisco.

 

Serviço: eleição do Conselho Municipal da Cultura

Inscrições: até 19 de maio

Sociedade Civil: Núcleos Regionais da FCC, nas Ruas da Cidadania

Comunidade Artística: Sede da Fundação Cultural de Curitiba (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças)

 

Eleição: 24 de maio, das 13h às 18h

Sociedade Civil: Ruas da Cidadania

Comunidade Artística: Sede da UPE (Rua João Manoel, 142, São Francisco)

Os editais com as informações estão disponíveis no site http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/editais/

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fcc-abre-inscricoes-para-o-conselho-municipal-da-cultura/42049.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …