Curitiba/PR: Jogos Escolares da Juventude vão trazer cinco mil atletas a Curitiba

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa assinaram nesta terça-feira (09/05) convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização dos Jogos Escolares da Juventude de 2017 – categoria 12 a 14 anos. As competição vai trazer a Curitiba aproximadamente cinco mil atletas de 27 estados, de 12 a 21 de setembro.

A estimativa de investimento do COB na realização do evento é de R$ 7 milhões, que inclui aproximadamente 23 mil diárias de hospedagem e um forte estímulo ao turismo local.

“Esta é uma competição que fortalecerá nossa economia e nosso turismo, mas que também é culturalmente importante no sentido de fomentar o ideal olímpico, despertando valores, estimulando o trabalho em equipe, a superação de barreiras e contribuindo para a formação de vida dos jovens”, disse Greca.

Richa destacou a união do Estado, Prefeitura e COB para a realização do evento, que incentiva a prática esportiva e afasta crianças e adolescentes das drogas e da violência, e promove o aquecimento da economia de Curitiba.

“Além do benefício que o esporte traz para a melhoria da qualidade de vida, a realização dos jogos contribui para o desenvolvimento do município, com aporte de recursos do COB que irão fortalecer o comércio, serviços e geração de emprego”, disse o governador.

De acordo com o gerente-geral de Juventude do COB, Edgar Hubner, Curitiba foi escolhida como sede por ter uma estrutura que atende o caderno de encargos da competição, que inclui rede hoteleira, transporte, instalações esportivas e não esportivas, aeroporto adequado e, especialmente, vontade política do prefeito e governador para a realização do evento. 

Também prestigiaram a assinatura do convênio o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, o secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e os vereadores Tiago Ferro, Jairo Marcelino, Rogério Campos e Paulo Rink.

Modalidades

Os Jogos Escolares da Juventude serão realizados em 16 espaços esportivos e terão competições em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez. 

A competição é reconhecida como um dos principais celeiros do esporte brasileiro e já revelou atletas como o armador de basquete Raulzinho (que atualmente joga na NBA pelo Utah Jazz), a campeã mundial e medalhista olímpica Mayra Aguiar (judô), a campeã olímpica Sarah Menezes (judô), a campeã pan-americana Franciela Krasucki (atletismo) e o campeão pan-americano Hugo Calderano (tênis de mesa).

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/jogos-escolares-da-juventude-vao-trazer-cinco-mil-atletas-a-curitiba/42058.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …