Fortaleza/CE: Audiência pública discute a inclusão de cirurgiões-dentistas nas Unidades de Terapias Intensivas

Audiência pública foi realizada no plenário Fausto Arruda – Foto: Evilázio Bezerra.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira, 9, uma audiência pública com o objetivo de discutir a inclusão de profissionais da área de odontologia nas Unidades de Terapias Intensivas – UTI. A proposição da audiência foi do vereador Dr. Porto (PRTB).

O vereador Dr. Porto iniciou a reunião destacando sobre a importância de ter profissionais cirurgião-dentista nas Unidades de Terapias Intensivas. Para ele, o cuidado com os pacientes deve ser prioridade nos hospitais, pois as bactérias presentes na boca dos indivíduos, pode acarretar a morte. “As bactérias colonizam e pode levar a uma doença pulmonar ou cardíaca”, disse. O parlamentar apresentou dados de uma pesquisa que aponta que 40% das lesões cardíacas nas Unidades de Terapias Intensivas são ocasionadas pela boca. Dentro desse universo, 25% pode ocasionar o óbito. “Muito importante a presença da odontologia hospitalar para os ambientes de UTI”, relatou.

Dr. Tássio Bezerra, representante do Hospital Geral Waldemar de Alcântara, reforçou que um paciente internado tem piora em sua saúde bucal. Para Tássio é necessário entender a importância da condição bucal do ser humano, pois o seu comprometimento pode piorar a saúde do paciente. “Um cirurgião-dentista nos ambientes de UTIs agrega valor ao atendimento. No Hospital Waldemar de Alcântara implantamos a equipe e tivemos uma redução de 30% em nossos leitos. Foi realizado uma pesquisa e cerca de 80% dos médicos não orientam seus pacientes para a higiene da boca no período da internação, por isso a importância da equipe bucal”, ressaltou.

Cleyton Magalhães, Presidente do Sindicato dos Odontologistas, pontuou as dificuldades do cenário sociopolítico atual para os trabalhadores brasileiros. Com a inclusão dos profissionais, cirurgiões-dentistas nas UTIs, abre-se um importante campo de trabalho para os profissionais. A presença deles traz vários benefícios tanto para os profissionais como para a sociedade. “Vamos nos mobilizar para que a pauta tome corpo e ganhe sim uma política pública para a categoria”, fundamentou .

Dr. José Carlos de Sousa Filho, Coordenador de Saúde Bucal do Município, informou que a proposição da audiência pública por parte do vereador Dr. Porto não foi à toa. “A solicitação segue baseado em trabalhos que já vem sendo realizados por colegas em alguns hospitais”, disse. Dr. José Carlos ressaltou que não ver como gasto a inclusão de cirurgião-dentista nas equipes de UTIs. “Vejo a presença desses profissionais como investimento”, finalizou.

Compuseram a Mesa: Dr. Manoel Melo; Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. Eliardo Silveira Santos; Presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Perboyre Castelo; ABO CE, Dr. Manoel Perboyre; Presidente da Academia Cearense de Odontologia, Dra. Ester Dias Porto; Diretora Geral do CEO Joaquim Távora, Dr. Tássio Bezerra; Representante do Hospital Waldemar de Alcântara, Dr. José Carlos de Sousa Filho; Coordenador de Saúde Bucal do Município, Dr. Francisco de Paula Pessoa Rodrigues; Diretor do CEO, Dra. Renata Mota; Coordenador do Curso de Odontologia do Centro Universitário Unichristus, Cleyton Magalhães; Presidente do Sindicato dos Odontologistas.

Assessoria de Imprensa
Rochelle Nogueira
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/

Fonte Oficial: http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/audiencia-publica-discute-a-inclusao-de-cirurgioes-dentistas-nas-unidades-de-terapias-intensivas/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …