OAB >> OAB designará representantes para acompanhar problemática indígena no Congresso

Brasília – Diante da sensibilidade do tema, a OAB Nacional definirá conselheiros federais para monitorarem os desdobramentos acerca da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai, cujo relatório tem previsão de ser entregue na quarta-feira (10) e pede o indiciamento de 88 pessoas.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ressaltou que, diante da importância do tema, a Ordem acompanhará seu andamento. “A OAB tem procurado atuar em todo e qualquer tema que envolva interesses da sociedade em geral e de setores sociais. Trata-se de um assunto de sumo destaque para o qual serão designados monitores”, apontou.

Os nomes dos representantes serão definidos nos próximos dias a partir de comunicação dos interessados à diretoria da OAB.  

O requerimento para que a Ordem acompanhe o tema foi de iniciativa do Membro Honorário Vitalício Cezar Britto. “Alguns parlamentares produziram a compreensão de que é preciso criminalizar aqueles que, em algum momento, deram parecer favorável à questão indígena. Eles propõem, inclusive, indiciamento de advogados da União, de procuradores da República, de antropólogos e religiosos. É uma questão grave, envolvendo direitos humanos e fundamentais”, alertou.

A Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e a Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, por meio de seus titulares, informaram que acompanham a questão para identificar possíveis atos lesivos ao livre exercício da advocacia.

Entidades como a Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA) divulgaram notas de repúdio sobre os pedidos de indiciamento de seus respectivos profissionais ligados à defesa dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/55058/oab-designara-representantes-para-acompanhar-problematica-indigena-no-congresso.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …