Câmara Municipal de São Paulo Comissão de Segurança Pública vai discutir abordagem da GCM





DA REDAÇÃO

A Comissão Extraordinária de Segurança Pública pretende se reunir com o secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, para discutir a abordagem da GCM (Guarda Civil Metropolitana)  às pessoas em situação de rua.

O requerimento para o convite, de autoria do vereador Reis (PT), foi um dos aprovados na reunião desta quarta-feira (10/5) na Câmara. A comissão também pretende convidar o Comandante Geral da GCM, Inspetor Superintendente Adelson de Souza, para debater o tema.

De acordo com Reis, a revogação da regra do não recolhimento de objetos nas ações de zeladoria da cidade, decretada pelo prefeito João Dória, gera conflito entre a GCM e os munícipes.

“Queremos ouvir do secretário e do inspetor qual a orientação nessas abordagens. Se a guarda está fazendo um papel que a assistência social deveria fazer ou se existe o acompanhamento da assistência nesse sentido. Precisamos entender o que acontece para que haja a proteção do morador de rua e do guarda também”, disse o vereador.

Os vereadores aprovaram também a realização de um seminário sobre segurança pública. O evento reunirá os principais agentes de segurança da cidade, como GCM, Secretaria Municipal e Estadual de Segurança, CONSEG (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) e sociedade civil para discutir o papel da guarda na segurança urbana.

Serão abordadas as ações como a proteção escolar, patrimônio, ambiental, pessoas em situação de risco e controle de espaço público. “Esse primeiro ato da comissão pretende esclarecer como funciona o comando da GCM e principalmente os programas em andamento. Isso para que possamos contribuir com ações propositivas para melhorarmos o que já existe e implantar novas ações em favor da população”, afirmou a presidente da comissão, vereadora Adriana Ramalho (PSDB).

Participaram também da reunião os vereadores membros do colegiado Abou Anni (PV), Adilson Amadeu (PTB) e Antonio Donato (PT).



Fonte Oficial: http://www.camara.sp.gov.br/blog/comissao-de-seguranca-publica-vai-discutir-abordagem-da-gcm/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …