Curitiba/PR: Coro da Camerata apresenta spirituals e concerto inspirado em Maria

Uma homenagem às mães está programada em dois espetáculos na Capela Santa Maria. Na sexta-feira (12/05), às 20h, e no sábado (13/05), às 18h30, o Coro da Camerata, sob a regência de Mara Campos, apresenta Rever, concerto inspirado em poema visual de Augusto de Campos.

“Este poema nos convida a uma revisão de valores no reconhecimento do espaço a ser ocupado pela presença da mulher, seja mãe, filha ou companheira”, diz a regente.

No programa, obras dedicadas a Maria, mãe de Jesus. O coro apresentará composições de Franz Liszt (Ave Maria), Anton Bruckner (Virga Jesse floruit), Benjamin Britten (Hymn to the Virgin), Ola Gjeilo (O magnummysterium-Serenity), Henrique de Curitiba (Nossa Senhora da Glória), Eric Whitacre (Five Hebrew Love Songs), Gilberto Mendes (Trova XV sobre poema de Hilda Hilst) e Chico Buarque e Ruy Guerra (Você Vai me Seguir).

No sábado (13/05), data da abolição da escravatura, o Coro da Camerata apresentará spirituals, ritmo musical de resistência na escravidão, uma homenagem às mulheres negras. Serão apresentadas as canções Lord, if I got my ticket, can I ride, Elijah Rock, Deep river, Soon ah will be done e Ride thechariot.

Literatura

A relação entre mães e filhos, muitas vezes conflituosa, será abordada na Casa da Leitura Hilda Hilst, na Rua da Cidadania do Cajuru. Nesta quinta-feira (11/05), às 10h, uma Roda de Leitura destaca textos de Osman Lins (A Partida) e de Lygia Bonjuga (Tchau).

Lins trata da relação da mãe-avó e o desejo do neto de libertar-se: “…Eu queria deixar minha casa, minha avó e seus cuidados. Estava farto de chegar a horas certas, de ouvir reclamações; de ser vigiado, contemplado, querido. Sim, também a afeição de minha avó incomodava-me.”

Lygia, em Tchau, conta a história de Rebeca, uma menina que vê a mãe ir embora ao se apaixonar por um estrangeiro: “Querido pai, não deu para eu cumprir a promessa. A mãe foi mesmo embora. Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupa para trocar, sem escova de dente nem nada, não vai dar para a me ficar muito tempo sem voltar.”

 

Serviço:
Roda de Leitura

Data: quinta-feira (11/5), às 10h

Local: Casa da Leitura Hilda Hilst – Rua da Cidadania Cajuru (Rua Nivaldo Braga esquina com Avenida Prefeito Maurício Fruet)

Entrada franca

 

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba

Data: sexta-feira (12/5), às 20h, e sábado (13/5), às 18h30

Local: Espaço Cultural Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Ingressos: R$ 30 e R$ 15

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/coro-da-camerata-apresenta-spirituals-e-concerto-inspirado-em-maria/42069.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …