Curitiba/PR: Estudantes criam jogo gigante para estimular preservação

Os estudantes do Centro de Educação Integral Ritta Ana de Cássia, no Cajuru, estão em fase de dedicação total aos estudos. Além das atividades regulares na escola, eles dão os toques finais no jogo criado para a I Encontro Paranaense de Educação Ambiental e se aprofundam nos estudos para a 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia, que serão realizados na próxima semana. 

O Encontro Paranaense de Educação Ambiental será no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 17 a 19 de maio. A Secretaria Municipal da Educação ocupará um dos 17 estandes e participará com oito escolas: Osvaldo Cruz, Santa Ana Mestra, Augusta Glück Ribas, Herley Mehl, Albert Schweitzer, Anísio Teixeira e Centro de Educação Integral Francisco Frischmann.

O CEI Ritta Anna vai expor um jogo gigante interativo, e as demais unidades, por uma questão de espaço, apresentarão trabalhos em painéis.

Jogo gigante

Batizado pelos 35 estudantes da Oficina de Práticas Ambientais da unidade de Caminho da Sustentabilidade, o jogo gigante é uma trilha formada por cerca de 20 peças.

Cada peça é uma folha de cartolina pintada com temas ambientais por duplas de estudantes, depois de discutidos em grupo, esboçados a lápis e criteriosamente avaliados pelas professoras Glauce Ribeiro e Rosângela Maria de Oliveira Alves.

O uso correto da água no banho, os modais de transporte e o descarte de pilhas e baterias estão entre os motivos da trilha. Gabrielly Cristina Carvalho de Lara e Ana Carolina Lopes de Souza se encarregaram do tema transporte e, na oficina, esboçavam ônibus e bicicletas. Débora dos Santos dava os retoques finais na pintura sobre a destinação correta de materiais recicláveis. Mateus Siqueira e Anne Caroline Aquino Correa se esforçavam para ilustrar a reutilização da água.

A exemplo dos jogos de mesa, os participantes avançarão ou recuarão de acordo com o total de casas determinadas pelos dados e pelas instruções que aparecem no caminho. Como muitos visitantes vão pisar sobre as peças, elas deverão ser revestidas por camada de cola. “A ideia é que eles fiquem bem conservados para serem emprestados e estimularem outras crianças a produzir jogos parecidos”, contou a professora Silvana Aparecida da Silva.

Olimpíada de Astronomia

Silvana também está empolgada com a primeira participação da escola na Olimpíada de Astronomia. Segundo ela, cerca de 60 dos cerca de mil estudantes dos turnos da manhã e da tarde deverão responder às questões da prova, exclusivamente teórica, na sexta-feira (19/05). “Eles estão se preparando desde o começo do ano. Estudam os planetas e se informam sobre atualidades da área com muito interesse”, adiantou a professora. Leituras e filmes sobre o assunto integram a preparação.

 

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-criam-jogo-gigante-para-estimular-preservacao/42056.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …